Monday, April 27

Aconteceu a 27 Abril

Os principais acontecimentos registados no dia 27 de abril, Dia do Design Gráfico e Dia Europeu da Segurança Rodoviária.

1963 - É criada a ADSE, serviço da proteção dos funcionários públicos portugueses, nos domínios da promoção da saúde, prevenção da doença, tratamento e reabilitação.
1978 - Golpe militar pró-soviético no Afeganistão.
1989 - Estudantes chineses começam a reunir-se na Praça Tiananmen, no centro de Pequim, numa manifestação do movimento Pró-democracia.
1992 - Betty Boothroyd, 63 anos, é a primeira mulher eleita presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido.
2000 - É apresentado o projeto do aeroporto da Ota.
2004 - O presidente do Governo espanhol, José Luís Zapatero, garante a saída das forças de Espanha no Iraque até 27 de maio.
2005 - Primeiro voo experimental do Airbus A380 em Toulouse, França.
2008 - O internacional português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, entra para a história do futebol inglês ao tornar-se o segundo futebolista a vencer duas vezes consecutivas o prémio de melhor jogador da Premiership.
2009 - Gripe A (H1N1). A OMS (Organização Mundial de Saúde) declara o nível 4 de alerta que marca o início da pandemia. Regista-se o primeiro infetado com o vírus na Europa: um espanhol de 23 anos que regressa do México.
2014 - Morre, com 72 anos, Vasco Graça Moura, escritor e tradutor.
2018 - Os líderes das duas Coreias, Kim Jong-un e Moon Jae-in, concordam em tomar medidas para a "completa desnuclearização" da península coreana, durante uma cimeira histórica na fronteira entre os dois países.

No comments: