Sunday, April 26

Domingo III da Páscoa


Reflexão
Regressavam dois homens muito desanimados para Emaús porque Jesus, a quem eles seguiam, tinha sido morto. Um era o Cléofas e o outro não se diz o nome pois pode ser cada um de nós.
Um caminhante estranho pôs-se a caminhar com eles e perguntou-lhes de que é que iam a falar. Eles disseram que falavam dos tristes acontecimentos passados em Jerusalém. O estranho repreendeu-os pela sua falta de fé e começou a explicar-lhes o que dizem as Escrituras.
Entretanto chegaram ao destino e convidaram o estranho a ficar: Fica connosco, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite.
Jesus ficou com eles, sentou-se à mesa, pegou no pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o (mesmo gesto da última ceia). E os seus olhos abriram-se e o reconheceram. Podemos também sentir dificuldade em reconhecer que Jesus está vivo.
O Evangelho diz-nos que podemos encontrar Jesus Ressuscitado na Eucaristia.
Na 1ª parte da Eucaristia Jesus está vivo e fala-nos através das leituras proclamadas, explicadas, meditadas. Uma Palavra que nos faz aquecer os corações.
Na 2ª parte da Eucaristia Jesus está vivo no Pão e no Vinho: alimentos consagrados e repartidos em comunhão. Um alimento que nos dá a vida nova do Ressuscitado.
Todas as vezes que celebramos Jesus vivo nos sinais da Palavra e do Pão, no final partimos para a vida, como os discípulos de Emaús.
Jesus é o nosso companheiro de viagem; encontro pessoal com Jesus Cristo como os discípulos de Emaús.

No comments: