Sunday, April 19

Domingo II da Páscoa



Reflexão
Neste 2º Domingo da Páscoa, a liturgia da Palavra de Deus apresenta-nos a comunidade dos primeiros cristãos em clima Pascal e a testemunhar a vivência e a transformação da vida face à Ressurreição de Jesus. A sua missão é revelar a todos esta nova vida que Jesus nos dá e são chamados a partilhar com aqueles que queiram acolher Jesus vivo e Ressuscitado.
Na 1ª leitura, faz-se a descrição de alguns aspectos importantes da vida da comunidade cristã de Jerusalém; recorda o essencial da experiência cristã e da sua maneira de viver; é a descrição da comunidade ideal que pretende servir de modelo à Igreja e a todos os cristãos de todos os tempos.
A comunidade nascida do Espírito e do testemunho dos apóstolos é uma comunidade de irmãos que vive em comunhão fraterna e resulta da identificação com Cristo. É uma comunidade assídua ao ensino dos apóstolos, empenhada em conhecer e acolher a proposta de salvação que vem de Jesus, através do testemunho dos apóstolos.
É uma comunidade que celebra a sua fé na liturgia: na fracção do pão e nas orações.
É uma comunidade que partilha os bens: da comunhão com Cristo, resulta a comunhão dos cristãos entre si.
É uma comunidade que dá testemunho. Os gestos realizados pelos apóstolos infundiam em todos aqueles que os testemunhavam a certeza da presença de Deus.
Isso mesmo também ouvimos no Evangelho de hoje em que se realça a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã. É à volta d’Ele que a comunidade vive e cresce e é d’Ele que recebe a vida e os dons que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e os obstáculos do anúncio.
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou–Se no meio deles. Jesus depois mostra-lhes as mãos e o lado trespassado que simbolizam o seu amor e da sua entrega. 
É na comunidade que se dá a verdadeira catequese sobre a fé, é através da experiência da fé em Cristo vivo e ressuscitado, é na comunidade o lugar por excelência em que se manifesta e irradia o amor de Jesus. Tomé irá ser o representante daqueles que vivem fechados em si próprios, que está ausente da comunidade e que não participa da experiência comunitária da Ressurreição e da aparição de Jesus Cristo mas quer uma prova pessoal do acontecimento.
O episódio de Tomé poderá ser algo que aconteça a todos nós: todos temos dúvidas e incertezas na fé e na confiança em Deus. O mais importante é ultrapassá-las também com ajuda da comunidade, além da própria força do Espírito Santo que age em nós.
A comunidade tem de ser o lugar onde fazemos, verdadeiramente, a experiência do encontro com Jesus ressuscitado. É nos gestos de amor, de partilha, de serviço, de encontro, de fraternidade, que encontramos Jesus vivo, a transformar e a renovar o mundo. Que O testemunhemos na nossa vida.

No comments: