Sunday, April 12

Domingo de Páscoa


Reflexão
Cristo vive! Aleluia! Vai fazendo eco nos nossos corações e nos nossos ouvidos esta jubilosa notícia que ressoa na leitura do Evangelho da Páscoa.
Cristo vive! Aleluia! O acontecimento da Páscoa é o grande sinal e o pleno cumprimento de todas as Escrituras, que escutávamos longamente nesta noite. Para conhecer Jesus, para reconhecer o Ressuscitado, é necessário recordar-se das Escrituras, que apontam para Ele, ao mesmo tempo que o Ressuscitado nos remete para elas. O Ressuscitado cumpre e enche de vida as Escrituras; está no meio delas, faz com que as Escrituras possam transbordar de vida.
Cristo vive! Aleluia! Recordando as palavras, segundo as quais o Filho do Homem havia de ser entregue, crucificado e ressuscitado ao terceiro dia, aquelas mulheres aprendem a ler, nas Escrituras, os sinais do sepulcro aberto, da pedra removida, das faixas de linho no chão e do sudário enrolado noutro lugar: Não está aqui. Ressuscitou. O encontro com o Ressuscitado é inseparável das Escrituras que O profetizam e dos evangelizadores que O anunciam.
Cristo vive. Aleluia! Digamo-lo hoje e sempre porque como nos diz o Papa Francisco, corremos o risco de tomar Jesus como um bom exemplo do passado, como uma recordação. Isso não nos serviria de nada, deixar-nos-ia iguais, não nos libertaria. Aquele que nos enche com a sua graça, aquele que nos liberta, aquele que nos transforma, aquele que nos cura e nos consola é alguém que vive. É Cristo ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, vestido de uma luz infinita. Por isso dizia São Paulo: Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé. A notícia da Páscoa do Senhor é que Ele vivo e vive para sempre! Por isso, alegra-te com o teu Amigo que triunfou. Cristo vive e quer-te vivo.
Cristo vive. Aleluia. Neste dia, renova a memória das maravilhas de Deus, das quais a maior é a Ressurreição. Nessa memória enraíza a tua esperança e caminharás sem perder o rumo. Agarrado a Ele, viverás e ultrapassarás todas as formas de morte e de violência que se escondem no teu caminho. Porque Ele vive, crê que em todas as situações dolorosas há sempre uma saída. Agarra-te como aquelas mulheres, à esperança, para não andares à deriva, no meio das tempestades da vida. Agarrado à esperança, mantém vivos os teus sonhos, projectos e ideais, porque a vida é uma aventura que vale a pena viver. Em tudo e sempre, lembra-te de Jesus, ressuscitado de entre os mortos. Ele vive e quer-te vivo hoje mesmo.
Uma Santa Páscoa! Aprende a Acreditar. Jesus Ressuscitou! Aleluia. Aleluia!

No comments: