Tuesday, June 26

Terça-feira da Semana XII do Tempo Comum


Depois da deportação do povo do reino de Israel para a Assíria, outro rei assírio ameaça agora o Reino de Judá, cuja capital é Jerusalém. A linguagem do rei pagão é arrogante, insolente, tocando a blasfémia. Mas a resposta do profeta mostra como os homens se enganam quando se erguem contra o Senhor. E de um pequeno resto fiel, Deus fará que saia o Salvador, Jesus. Refere-se a carta do rei da Assíria, Senaquerib com ameaças a Ezequias. Isaías, profeta fortemente apaixonado por Jerusalém, intervém com um longo cântico que inclui um oráculo divino e anuncia a derrota de Senaquerib: uma peste, ou alguma insurreição em Nínive, obriga-o a levantar o cerco. O povo interpreta o facto como um milagre, confirmando a sua crença na inviolabilidade da cidade, por causa do templo, onde se mostrava presente a Glória de Deus.
O rei da Assíria escolheu o caminho da perdição, ao dizer ao rei de Judá que não se deixasse enganar por Deus, e viu o seu exército dizimado.

O Evangelho é um conjunto de máximas independentes umas das outras: não se devem apresentar as afirmações da fé a quem não as saberia compreender e as iria utilizar mal, como não era lícito atirar aos cães as carnes dos sacrifícios; depois, a regra de oiro do convívio entre pessoas, mas apresentada de forma positiva: fazei-o também a eles; finalmente, a doutrina dos dois caminhos. São formas diversas da sabedoria evangélica. Jesus diz-nos que a salvação é difícil, que não se chega a ela por caminhos espaçosos e cómodos, mas entrando pela porta estreita; a porta e o caminho estreitos, da renúncia, do seguimento, da cruz, levam à vida e a porta e o caminho espaçosos, da satisfação dos apetites desordenados, levam à perdição.
Temos três sentenças de Jesus: não profanar as coisas santas; o amor ao próximo resume a Lei e os Profetas; Cristo é a porta da vida. O caminho da cruz leva à porta estreita, é produzir frutos de boas obras. Significa também um chamamento a seguir Cristo sofredor, mediante a conversão pessoal e comunitária. A santidade é a vocação comum, ainda que por diversos caminhos.

No comments: