Friday, January 25

Festa da Conversão de São Paulo


Aguerrido perseguidor dos discípulos de Jesus, Paulo dirigia-se para Damasco, quando, inesperadamente, o Senhor Ressuscitado lhe aparece e Se lhe revela. Vencido pela graça, entrega-se, incondicionalmente a Cristo, que o escolhe para Seu apóstolo e o encarrega de anunciar o Evangelho.
O evento de Damasco articula-se em três momentos: um diálogo de reconhecimento mútuo entre Jesus Ressuscitado e Saulo de Tarso; a conversão de Saulo revelada na pergunta: Que hei de fazer, Senhor?; a missão e torna-se testemunha do que viu e ouviu.
Este encontro marcou profundamente a vida, o pensamento e a acção deste Apóstolo. Paulo descobriu, nesse momento, o poder extraordinário da graça, poder capaz de transformar um perseguidor em Apóstolo. Descobriu também que Jesus Ressuscitado Se identifica com os cristãos (Porque Me persegues?).
Mas este acontecimento foi de grande importância para o desenvolvimento da Igreja. O convertido de Damasco será o Apóstolo que mais virá a contribuir para a expansão missionária da Igreja entre os povos pagãos. Este encontro de Saulo com Jesus representa uma mudança completa da sua vida. A graça de Deus condu-lo à conversão e ao anúncio do Evangelho. Jesus ressuscitado, que ele perseguia, tornou-se o centro da sua espiritualidade e da sua teologia.

No comments: