Wednesday, January 30

Quarta-feira da Semana III do Tempo Comum


Antes de Cristo, repetiam-se os sacrifícios, porque nenhum deles tinha alcance universal e eterno. Jesus, porém, ofereceu-Se a Si mesmo, e este seu sacrifício tem valor infinito, porque é o sacrifício do Filho de Deus. Por isso, Ele santifica, de uma vez para sempre, os homens que a Ele se queiram submeter, obtém-lhes o perdão dos seus pecados e garante-lhes participação na glória celeste. Esta é a Aliança nova e eterna, mais eficaz do que qualquer das alianças anteriores, que sempre se encaminhavam para este momento definitivo.

As parábolas são histórias aparentemente simples, mas com um elemento-surpresa e uma conclusão inesperada que convidam a procurar um segundo significado, para além do imediato. Esta parábola diz-nos que o Messias está próximo e descreve a abundância de graça do Reino messiânico, procura sublinhar a importância que tem o tornar-se discípulo na escola de Jesus para poder compreender-se o que é o Reino de Deus e nele entrar.
Na Sagrada Escritura não recebemos uma palavra humana mas aquilo que na realidade é: a Palavra de Deus. Procuremos ouvi-la e meditá-la com regularidade, para que não caia nos três primeiros terrenos da parábola.

No comments: