Tuesday, January 15

Terça-feira da Semana I do Tempo Comum


Comentando o salmo 8, a leitura mostra que Jesus, para levar os homens à salvação, Se tornou semelhante a eles, até mesmo no sofrimento. Assim, durante certo tempo, sobretudo o da paixão, Ele Se colocou abaixo dos Anjos, para depois, ainda segundo o mesmo salmo, ser coroado de glória e de honra.
Cristo é o Filho de Deus, superior aos anjos, é o Jesus da história, Aquele que sofreu e morreu. Assim se revela a maravilhosa justiça de Deus: o Criador e Fim de todas as coisas julgou tão importante o homem que o quis atrair à comunhão filial Consigo. Para isso, tornou-se solidário connosco no Filho Unigénito, enviado para nos levar à glória, ao mundo futuro. Deus realiza a nossa santificação através do amor humilde de Jesus, que se entrega para nos poder chamar irmãos e anunciar-nos o Pai.

O Evangelho de hoje situa-nos na continuação das manifestações que revelam o mistério de Jesus. A doutrina que Ele ensina e o modo como a apresenta e o seu poder sobre os espíritos do mal deixam maravilhados quantos O escutam e O observam.
Desde o começo do seu evangelho, Jesus é Aquele que ensina, tem o poder do Reino de Deus e usa-o desde o princípio para evangelizar e para libertar o homem a todos os níveis e de tudo quanto o possui e oprime, sem a preocupação de o interpretar. Jesus, com uma só palavra, cala o demónio e devolve ao homem a sua dignidade. A pessoa de Jesus causava impacto no meio do povo, que se dava conta de que Ele não se limitava a explicar os profetas anteriores, mas que se apresentava como profeta, investido de um poder que lhe vinha de Deus: ensinava com autoridade e curava os doentes. O ensino de Jesus era verdadeiramente eficaz. Todos somos chamados a ser corredentores, colaborando com a nossa vida de oração e de trabalho, com os nossos sacrifícios, com cada acção realizada em união com o Senhor.

No comments: