Sunday, May 12

Solenidade da Ascensão do Senhor


A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos convida-nos a olharmos para o céu, a reconhecer Jesus como nosso Deus, como Aquele que é o nosso modelo de vida, a confiar nas Palavras de Jesus mas também a olharmos para a terra, a estarmos em comunhão com os nossos irmãos, a continuar a missão de Jesus na terra. A Ascensão do Senhor não é o fim da estadia de Jesus na terra, no meio dos Seus discípulos mas é abertura solene à presença do Espírito Santo e à certeza de que Deus nunca nos abandona.
Esta Solenidade convida-nos a olhar a vida com muita esperança, pois como ouvimos nas orações desta Eucaristia: tendo-nos precedido na glória como nossa Cabeça, para aí nos chama como membros do seu Corpo pois Ele não abandonou a nossa condição humana, mas, subindo aos céus, como nossa cabeça e primogénito, deu-nos a esperança de irmos um dia ao seu encontro, como membros do seu Corpo, para nos unir à sua glória imortal.
O Senhor sobe ao céu e convida os discípulos a não se afastar da cidade. O que hoje celebramos não é uma fuga às cruzes e aos problemas deste mundo; Jesus já a tinha experimentado. 
É preciso ter esperança e coragem para ajudar as outras pessoas a reconhecer a presença de Deus nas várias circunstâncias da vida. 
Que o Senhor nos renove a nossa fé, a nossa esperança e nos faça verdadeiros cristãos, homens renovados espiritualmente e atentos aos outros irmãos mas sempre com olhar para Deus.

No comments: