Thursday, December 28

Festa litúrgica dos Santos Inocentes, mártires


Reflexão
A matança das crianças inocentes enquadra-se bem no carácter brutal de Herodes. Jesus recapitula a história de Israel, e nele se cumprem as escrituras. É evidente o paralelismo entre os meninos de Belém e os primogénitos hebreus sacrificados pelo Faraó. Os inocentes de Belém remetem-nos ao único inocente, o Cordeiro pascal. Na mente de Deus, Jesus é o precursor dos mártires de todos os tempos. Ser cristão autêntico é assumir frontalmente a perseguição, por amor a Cristo, consciente de que há uma linha directa entre o presépio e a cruz.

Tuesday, December 26

Festa litúrgica de Santo Estêvão


Santo Estêvão
Estêvão foi um dos primeiros sete Diáconos escolhidos pelos Apóstolos, com o fim de por eles serem aliviados de tarefas administrativas. Homem cheio do Espírito Santo, não limitou Estêvão o seu diaconado aos serviços caritativos. Com efeito, dedicou-se, com toda a sua alma, à evangelização, tornando-se testemunho de Cristo Ressuscitado. O livro dos Actos dos Apóstolos atribui-lhe um discurso, que, sendo o primeiro ensaio cristão da leitura dos textos do Antigo Testamento em função da vinda do Senhor, servirá de modelo aos primeiros arautos do Evangelho.
Primeiro diácono, foi também o primeiro mártir da Igreja. Cerca do ano 36 da nossa era, com uma morte aceite com as mesmas disposições com que Jesus aceitou a Sua, Estêvão dava o supremo testemunho do Seu amor por Ele.

Thursday, December 21

Quinta-feira da Semana III do Advento

Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1133

Reflexão
Depois de saber que ia ser a mãe de Jesus, Maria põe-se a caminho e vai visitar a sua prima Isabel porque também ela estava para ser mãe. O encontro das duas mulheres é o encontro entre o Messias e o seu precursor. As duas crianças são motivo de alegria para suas mães, mas Jesus revela-se como a razão pela qual o homem exulta de alegria e Maria é reconhecida como bem-aventurada porque acreditou.

Tuesday, December 19

Terça-feira da Semana III do Advento


Reflexão
Uma mulher estéril, esposa de Manoá, recebe a visita do Anjo do Senhor, que lhe anuncia o nascimento de um filho, Sansão. O mesmo acontecerá com Isabel, esposa de Zacarias, que viria a dar à luz João Baptista. João Baptista vai ser enviado a fim de preparar para o Senhor um povo bem disposto. Procuremos melhorar as nossas disposições para recebermos bem o Messias: com alegria, vigilantes na oração e celebrando os seus louvores.

Monday, December 18

Segunda-feira da Semana III do Advento



Reflexão
No evangelho da infância, Mateus dá relevo à figura de José e Lucas à de Maria. Por isso, o rebento de David, chamar-se-á Deus é a nossa justiça. Por isso a acção criadora do Espírito Santo é decisiva para dar passo ao Emanuel, o Deus connosco. O anúncio-revelação do Anjo sossega o espírito de José atribulado pelo estado de gravidez de Maria. Sem ceder à tentação do abandono, José penetra na radiosa obscuridade dos planos de Deus. Por isso ele aparece como modelo bíblico da fé e da fidelidade ao Senhor.

Wednesday, December 13

Memória litúrgica de Santa Luzia


Reflexão
Fazendo-se eco das palavras de Isaías aos israelitas desterrados, Jesus convida todos os afadigados a descansar no Seu coração. Esta mensagem de Libertação e descanso, é a alternativa de Jesus ao jugo insuportável que fariseus e doutores da Lei tinham imposto ao povo. Contra o legalismo atomizado e a casuística implacável, Jesus propõe a lei do Espírito, que é lei de amor.
O amor liberta do egoísmo e das aparências do homem carnal. O grande segredo do cristão é o amor a Deus e aos irmãos. Para aquele que ama, a lei do Senhor é o seu gozo e a sua fortaleza.
O convite de Cristo estende-se para além do cumprimento da simples lei moral. Cansados e sobrecarregados somos nós todos, para quem a vida é um peso permanente. Daí, a necessidade de fazermos uma pausa no caminho e de respondermos ao convite de Cristo, para reparar forças.

Tuesday, December 12

Terça-feira da Semana II do Advento


Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1753

Reflexão
Isaías é impelido a proclamar a mensagem do perdão. O povo, aflito, escuta a Boa Nova de que Deus perdoa e Ele mesmo acompanhará o seu Povo à Terra Prometida. Este anúncio é já presença criadora de Deus, num mundo em que tudo esmorece e morre.
O Senhor manifesta força, poder e carinho, na procura da ovelha perdida.
Deus ama-nos a todos e avalia o nosso preço pelo Seu próprio Sangue.
Deus prefere a alegria que a conversão de um pecador lhe proporciona, à auto-suficiência de puritanos, senhores doutores, satisfeitos da sua arrogância. Não é verdade que existe ainda a tentação farisaica das grandezas pessoais e da miséria alheia?! O nosso amor deve reflectir sempre o amor misericordioso de Deus, tão longe do orgulho humano.

Wednesday, December 6

Quarta-feira da Semana I do Advento


Reflexão
Os paraísos terrestres tão sonhados pelo homem, são sempre os mesmos: bem-estar, dinheiro e tempo livre. Mas será o homem de hoje mais feliz do que os de outros tempos?
O sonho messiânico fez-se realidade. A multiplicação dos pães é sinal deste sonho messiânico do Reino de Deus e também da Eucaristia. O festim do banquete do Reino é universal, é para todos. No Reino de Deus não há discriminação. Este sonho realiza-se na Pessoa de Jesus. Neste Natal que se aproxima, o nosso compromisso é com os pobres, com os mais carenciados, de tal forma que haja pão para todos.

Friday, December 1

Sexta-feira da Semana XXXIV do Tempo Comum


Reflexão
A figueira é sinal da salvação que traz o Reino de Deus. Assim como os rebentos da figueira anunciam a proximidade da primavera, assim estes acontecimentos são sinal da próxima manifestação do Reino, em Cristo glorioso. O que Cristo parece afirmar é que a sua geração não verá o fim do mundo, mas sim a ruína de Jerusalém e do seu Templo.
O futuro está presente no hoje salvador de Deus. Com isto, Jesus afirma a validez eterna da sua mensagem. Elimina assim a psicose de segurança e a obsessão mórbida pelo quando, como e onde.