Friday, June 28

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


Reflexão
Deus revela-se ao seu Povo sob a imagem do Bom Pastor, pondo de realce todo o amor que lhe dedica. Ao aplicar a si mesmo a mesma figura, Jesus proclama-se o Pastor divino e Libertador do seu Povo. Apesar das nossas misérias e pecados, Deus dá-Se-nos como graça em Jesus Cristo. Jesus morreu e ressuscitou para nos reconciliar com o Pai e para nos dar a vida divina. A todos e a cada um, seja justo ou pecador. O pecador é procurado, convidado e perseguido pelo amor de Deus. No fim da caminhada de pecado, luta e dor, está sempre o Senhor de braços abertos para o pecador que se arrepende! O culto à humanidade de Cristo e ao seu Coração, ajuda a despertar uma consciência mais viva do mistério do amor de Cristo.

Wednesday, June 26

Pensamento do dia: 26-06-2019

O desgosto e a alegria dependem mais do que somos do que daquilo que nos acontece. (Multatuli)

Quarta-feira da Semana XII do Tempo Comum


Reflexão
Tal como as árvores pelos seus frutos, é pelas obras que se conhecem os homens, bons ou maus. Quão diferente o seu destino?! É no coração que radica a bondade e a maldade dos homens! Por isso urge interiorização e qualidade nas nossas obras.

Tuesday, June 25

Terça-feira da Semana XII do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2544

Reflexão
Temos três sentenças de Jesus: não profanar as coisas santas; o amor ao próximo resume a Lei e os Profetas; Cristo é a porta da vida. O caminho da cruz leva à porta estreita. Entrar pela porta estreita é produzir frutos de boas obras. Significa também um chamamento a seguir Cristo sofredor, mediante a conversão pessoal e comunitária. A santidade é a vocação comum, ainda que por diversos caminhos! É vocação universal! Como? Amar, amar, amar sempre!

Friday, June 14

Sexta-feira da Semana X do Tempo Comum


Reflexão
Ao falar de adultério, Jesus afirma a plena fidelidade conjugal no amor. Não só é imoral o adultério consumado, mas também o desejo, o adultério do coração. O desejo equivale à acção.
Jesus afirma ainda a indissolubilidade do vínculo matrimonial, remetendo-o à ordem estabelecida pelo Criador.
O amor vai muito mais além dos limites da letra da lei. É opção fundamental por Deus e pelo seu Reino.

Thursday, June 13

Pensamento do dia: 13-06-2019

A fé se compara ao peixe. Assim como o peixe é batido pelas frequentes ondas do mar, sem que morra com isso, também a fé não se quebra com as adversidades. (Santo António de Lisboa)

Festa de Santo António, Presbítero e Doutor da Igreja

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=442

Reflexão
Santo António nasce em Lisboa, em 1193, de família nobre, e é baptizado com o nome de Fernando. Passa pelo trajecto duma vida monástica à vida medicante, como franciscano. Uma viagem atribulada a Pádua, onde desenvolve um fecundo apostolado pela palavra anunciada e escrita. Santo António é modelo de homens e de santos! Foi um atento observador dos males sociais do seu tempo; lutou pela libertação dos proletários e miseráveis; colocou os dotes de taumaturgo ao serviço dos pobres do Reino de Deus. Como sal da terra e luz do mundo, ilumina os seus irmãos e preserva-os da corrupção do erro. Resta assimilar a sua mensagem, quando estamos a festejá-lo. Com a sua morte em 13/06/1231 começou a sua glória através dos séculos.

Wednesday, June 12

Pensamento do dia: 12-06-2019

A maior necessidade deste mundo é de confiança e amor. (André Gide)

Quarta-feira da Semana X do Tempo Comum


Reflexão
Em Cristo toda a Lei e os Profetas têm pleno cumprimento. São a plenitude da Lei. Ele não veio revogar mas aperfeiçoar, levar à perfeição que se cumpre na Nova Aliança, no mistério pascal de Cristo.
A justificação plena vem-nos pela fé em Jesus Cristo, tal como sempre defendeu São Paulo, não bastando a mediação da Lei. É preciso, portanto, a comunhão com Deus mediante a fé no seu Filho, Jesus Cristo, para se atingir a justificação plena.

Tuesday, June 11

Memória litúrgica de São Barnabé, Apóstolo

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=409

São Barnabé, Apóstolo
São Barnabé era natural da ilha de Chipre e foi um dos primeiros fiéis de Jerusalém. Pregou o Evangelho em Antioquia e acompanhou São Paulo na sua primeira viagem apostólica. Interveio no Concílio de Jerusalém. Voltou à sua pátria, onde pregou o Evangelho; e aí morreu.

Friday, June 7

Sexta-feira da Semana VII do Tempo Pascal

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2528

Reflexão
Jesus confere a Pedro uma autêntica investidura pastoral e pré-anuncia-lhe um destino de martírio. O ministério de Pedro é o primado do serviço e do amor, na Igreja de Cristo. Ao examiná-lo sobre o amor, Jesus faz ver que a autoridade que lhe confere é para o serviço, no amor aos irmãos.

Thursday, June 6

Pensamento do dia: 06-06-2019

Um homem sábio aprende mais com uma pergunta idiota do que um idiota aprende com uma resposta sábia. (Bruce Lee)

Quinta-feira da Semana VII do Tempo Pascal

Jesus reza pela futura comunidade cristã, em união com os apóstolos. A sua unidade será o sinal perante o mundo de que Jesus é o Messias, o Enviado do Pai. A sua comunhão com o Pai é, por isso, o modelo e fonte de toda a comunidade eclesial. A fraternidade dos seus discípulos dará ao mundo as razões de que precisa para viver. É muito mais o que nos une do que nos separa, embora haja diferenças.

Wednesday, June 5

Pensamento do dia: 05-06-2019

Os primeiros quarenta anos de vida dão-nos o texto; os trinta seguintes, o comentário. (Artur Schopenhauer)

Memória litúrgica de São Bonifácio


Reflexão
Consagra-nos na Verdade: antes de Se ausentar, Jesus intercede pelos Seus amigos, diante do Pai; promete-lhes o Espírito Santo, que será a Sua presença permanente entre eles; agora pede ao Pai que os consagre na Verdade, como Ele próprio Se consagrou por eles. Estamos no meio do mundo: o mundo é o reino da mentira, e os discípulos precisam de estar unidos pelo amor, como Cristo com o Pai e o Espírito; com esse amor, hão-de vencer o ódio do mundo, apesar da tensão inevitável; na mente evangélica de João, o mundo é tudo aquilo que se contrapõe a Cristo e aos Seus amigos. Para dar testemunho da Verdade: a Verdade que é Cristo, centra-se no amor; o amor, que é a nova vida com Cristo escondida em Deus, terá que ser vivido numa atitude de consagração.

Tuesday, June 4

Terça-feira da Semana VII do Tempo Pascal


Reflexão
A oração sacerdotal: o clima das duas leituras é de despedida; o Capítulo 17 de São João é um dos mais sublimes de todo o Evangelho; desde o século V, esta oração é chamada sacerdotal, por se ver nela a consagração do Filho ao Pai. Necessitamos de rezar com Jesus: a oração de Jesus é um convite à participação dos apóstolos e da Igreja futura; a crise generalizada de oração nos nossos dias; precisamos de rezar, rezar sempre e com mais intensidade; com mais fé e confiança; a sós e em comunidade; levando a oração à vida e a vida à oração.