Wednesday, March 31

Quarta-feira da Semana Santa

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3270

Reflexão
O servo de Yhavé antecipa a Paixão do Messias que, no meio dos sofrimentos, não perde a confiança no Senhor. Assim é todo o justo, quando perseguido e traído. Os planos homicidas dos judeus compram a consciência de Judas por trinta moedas de prata, o preço dum escravo, o preço da traição. Também hoje, muitos perguntam: Quanto há para isso?, vendendo a consciência ao diabo! É assim o mistério do coração humano, capaz do mais nobre e também do mais vil!...

Tuesday, March 30

Terça-feira da Semana Santa

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3269

Reflexão
A missão do servo de Yhavé é proclamar a Palavra do Senhor, reunir os sobreviventes de Israel, e ser luz das nações. Tarefa de salvação universal que Jesus realiza em plenitude.
Na mesa da última Ceia, presencia-se um drama de amor, ressentimentos, ambições, traição e negação. A morte de Cristo inclui já a glória da ressurreição. A teologia da cruz e da glória são duas faces da mesma moeda.

Friday, March 26

Sexta-feira da Semana V da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3355

Reflexão
A verdade é incómoda. Os judeus não querem aceitar que Jesus é o Filho de Deus. Por isso o repelem. A história repete-se. Os homens de hoje também julgam bastar-se a si mesmos, e julgam não precisar de Deus para nada. A Humanidade do Filho de Deus torna-o semelhante a qualquer um de nós. Por isso a dificuldade de o identificar. Só pela Fé, dom de Deus, se pode aceitar e compreender esse mistério.

Thursday, March 25

Solenidade litúrgica da Anunciação do Senhor

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1987

Reflexão
A hora da salvação chegou. Os tempos do Antigo Testamento deram lugar ao Tempo definitivo na hora de Deus. Maria aceita livremente os planos salvadores de Deus.
Graças ao seu sim, o Filho de Deus fez-se Filho do Homem. Deus torna-se Deus connosco, no silêncio de nove meses em gestação. As profecias tornaram-se realidade no seio de Maria. É o mesmo corpo que se imolará na Cruz e se nos dará na Eucaristia. A Anunciação é Festa de Maria, de Cristo e sobretudo a grande Festa da Humanidade.

Wednesday, March 24

Quarta-feira da Semana V da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3353

Reflexão
Cristo liberta-nos: pela sua Palavra que é a verdade; pela sua vida de amor e testemunho. No mundo de hoje, só os critérios do Evangelho nos levarão à verdadeira liberdade. Hoje só existe a escravatura daquele que se quer escravizar a falsos deuses, a vícios, como o álcool, a droga, o dinheiro, o egocentrismo, etc.
Sentir-se e ser filho de Deus, é realmente tornar-se livre. Quem ainda não o sentiu, que o experimente!

Tuesday, March 23

Terça-feira da Semana V da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3352

Reflexão
Na leitura evangélica, Jesus vai fazer referência ao momento em que Ele será levantado, isto é, erguido ou exaltado na Cruz. Será então que eles O hão-de reconhecer como o Enviado do Pai, fonte de salvação para quem para Ele olhar com fé. Esta palavra do Evangelho atraiu esta outra passagem em que a serpente de bronze, elevada no poste, se tornou para os filhos de Israel, mordidos pelas serpentes venenosas, sinal de cura e salvação.
Jesus é a manifestação do Pai, mas é a sua manifestação encarnada, a mais próxima do homem; mas também, por isso mesmo, é manifestação que não será entendida da mesma maneira por todos. Tudo dependerá da fé ou da falta da mesma com que os homens vão olhar para Ele. Assim, alguns chegarão a dar-Lhe a morte, a elevá-lO. A palavra tem dois sentidos, que se completam um ao outro: será elevado na cruz, quando Lhe derem a morte: será, ao mesmo tempo, esse o caminho por onde Ele será elevado, exaltado, mas agora na glória do Pai. Será esse também o grande sinal por onde todos poderão reconhecer quem Ele é e de onde veio.

Monday, March 22

Segunda-feira da Semana V da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3351

Reflexão
Jesus quis mostrar como era o coração de Deus: condena o pecado, mas absolve o pecador. Jesus devolve à mulher a vida regenerada e a sua dignidade pessoal. A Páscoa é o juízo salvador de Deus, porque é a vitória definitiva de Cristo sobre o pecado e a morte. Por isso Jesus perdoa à mulher adúltera. Por isso desmascara os seus acusadores e desmonta todos os nossos juízos.

Saturday, March 20

Friday, March 19

Festa litúrgica de São José, esposo de Maria

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=289

Reflexão
Nos desígnios de Deus, José foi o homem escolhido para ser o pai adoptivo de Jesus. É no seio da sua família modestíssima que se realiza, com efeito, o Ministério da Incarnação do Verbo. Intimamente unido à Virgem-Mãe e ao Salvador, José situa-se num plano muito superior ao dos mais profundos místicos: amando Jesus, amava o Seu Deus; toda a ternura respeitosa, com que envolvia Maria, dirigia-se à Imaculada Mãe de Deus.
Figura perfeita do justo do Antigo Testamento, homem de uma fé a toda a prova, no cumprimento da sua missão, mostrará sempre uma disponibilidade total, mesmo nos acontecimentos mais desconcertantes.
Protector providencial de Cristo, continua a sê-lo do Seu Corpo Místico. O exemplo da sua vida é sempre actual para todos quantos querem situar a sua vida na âmbito dos desígnios de salvação do Senhor.

Thursday, March 18

Quinta-feira da Semana IV da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3348

Reflexão
Duas razões levam os chefes judeus a descrer em Jesus: o amor e a verdade de Deus não estão neles; são orgulhosos e buscam a sua própria glória. Por isso, lhes é difícil aceitar um Deus amigo dos pobres e dos pecadores.
Apesar das obras que Deus realiza a favor do seu povo, tanto na saída do Egipto como depois na travessia do deserto, este mesmo povo, de dura cerviz, provoca o Senhor com os seus pecados, como hoje se lê na adoração do bezerro de ouro à imitação do que tinha visto fazer aos egípcios, que adoravam o boi Ápis. Valeu-lhes a intercessão de Moisés, que apela diante de Deus para a glória do meu nome que mais se manifestará no perdão do que no castigo.
Diante das obras de Jesus, só o orgulho e a má fé podem fechar o coração. Tudo e todos dão testemunho a seu favor: João Baptista, as Escrituras, Moisés... Só um povo de cabeça dura, que não dobra o pescoço, poderá não se abrir a Deus que Se revela na palavra e nas obras de Jesus. O Filho de Deus veio ao mundo como revelação do Pai; a sua missão é revelar o Pai aos homens e levar os homens ao Pai. Em Cristo, Deus deixou de ser distante para os homens, e que graça maior devia haver do que ter Deus junto de si e ser levado a Deus pelo próprio Filho de Deus feito homem! A Quaresma é tempo particularmente oportuno para nos encontrarmos em Cristo e por Ele sermos levados ao Pai!

Wednesday, March 17

Quarta-feira da Semana IV da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3347

Reflexão
A 1ª leitura anuncia o regresso do exílio, utilizando até linguagem que já se tinha referido à saída do Egipto. De facto, a história do povo de Deus é toda ela uma história pascal que deste mundo, a partir de todos os recantos da terra, nos leva ao Pai. A Quaresma é um tempo oportuno para tomar consciência deste regresso a Deus, de quem o pecado nos afastou.
Jesus continua a manifestar-Se como Aquele que é a Vida e que dá a Vida. Tal como o Pai! E tal como o Pai, segundo a poética descrição do Génesis, faz a criação em seis dias e, no último, dá a vida ao homem, assim Jesus ressuscita e dá a Vida no último dia. Mas esse dia é para já aquele que se inaugura na sua ressurreição, e, para cada um de nós, no Baptismo. Nele se exerce o juízo de Deus, condenando o pecado e chamando à graça, destruindo a morte e dando a Vida. Assim se revela a compaixão, o amor de Deus por nós!

Tuesday, March 16

Terça-feira da Semana IV da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3346

Reflexão
No Antigo Testamento a água é sinal da bênção de Deus e da sua presença salvadora, ou então dos bens messiânicos e da sabedoria, como sucede nos livros proféticos e sapienciais. No Novo testamento a água é o símbolo de vida, ressurreição e anúncio baptismal. O paralítico é imagem da humanidade doente, que aspira pela água da salvação. Também hoje Cristo pergunta-nos se queremos curar-nos das nossas doenças!
Para isso urge rever a nossa opção baptismal, viver de novo o caminho da água e da fé recebida no baptismo.

Monday, March 15

Segunda-feira da Semana IV da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3345

Reflexão
Aproxima-se a Páscoa. O triunfo de Jesus sobre a morte, é também o nosso, desde que vivamos a nossa opção baptismal. O funcionário é exemplo de fé: fé no poder de Jesus, fé na sua palavra e fé na sua Pessoa.
O contacto com Cristo é fonte de vida e nova criação. A oração de petição, como a do funcionário, é o reconhecimento humilde das nossas carências. A oração de louvor e acção de graças deve ser o clima normal da nossa vida.


Friday, March 12

Sexta-feira da Semana III da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3343

Reflexão
Amar acima de tudo, é o resumo de todos os mandamentos.
Amar a Deus e ao próximo vale mais que todos os holocaustos e sacrifícios.
Ao nível institucional, a estrutura eclesial poderá parecer um emaranhado de preceitos. Mas sob essa estrutura corre a vida: é o amor que devemos a Deus e ao próximo.

Wednesday, March 10

Quarta-feira da Semana III da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3341

Reflexão
A Lei de Deus é Lei de vida. Cumpre os mandamentos e viverás. Jesus veio dar plenitude à Lei e aos Profetas, acentuou a sua importância e criticou a interpretação que dela fizeram as escolas rabínicas. A alternativa que Jesus propõe não é a abolição, mas uma maior perfeição e exigência. Essa será a nova justiça do Reino de Deus.
A Lei nova de Cristo é a Lei do Espírito e fundamenta uma nova moral. Cristo é o cumprimento pleno da Lei e dos Profetas da Antiga Aliança. A primeira Lei da Igreja e do cristão é o amor sem limites, à medida de Cristo.

Tuesday, March 9

Terça-feira da Semana III da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3340

Reflexão
O sacrifício que agrada a Deus é a imolação espiritual de cada um de nós. O perdão de Deus é conseguido não através de sacrifícios de carneiros ou de touros, mas sim o sacrifício espiritual da própria vida de cada um de nós. O perdão concedido aos irmãos é condição e medida do perdão que Deus nos concede. Um perdão fraterno e universal.

Monday, March 8

Pensamento do dia: 08-03-2021

A mulher é a poesia de Deus, sendo o homem simplesmente a prosa. (Gabriel García Márquez)

Segunda-feira da Semana III da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3339

Reflexão
Como Naaman, todos podem alcançar os favores de Deus. Como Elias ou Eliseu, Jesus sabe-se enviado a todos os homens. Ao monopólio judeu sobre a salvação, Jesus opõe a redenção universal! Salvação hoje continuada por mediação da Igreja, animada pelo Espírito Santo. Jesus não é recebido na sua cidade. No entanto, segue o seu caminho. De nada serviu nem serve, tentar obstaculizar a sua acção salvífica e libertadora da humanidade!

Friday, March 5

Pensamento do dia: 05-03-2021

A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana. (Barão de Itararé)

Sexta-feira da Semana II da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3336

Reflexão
Podemos dizer que o texto de hoje do Evangelho é uma parábola-compêndio: a vinha, o dono, os agricultores, os criados, o filho morto e o castigo. Quem é quem nesta parábola? Este é realmente um compêndio da História da salvação, onde está patente o mistério pascal de Cristo. A vinha significa tanto o novo Israel, como o Reino de Deus. Todos os que nele estamos, temos a responsabilidade de produzir frutos de conversão e de boas obras.
Este texto é uma espécie de resumo da Sagrada Escritura, é a síntese da história da salvação e da história que Deus faz connosco no nosso dia-a-dia: história de libertação, de amor, de perdão e misericórdia.

Wednesday, March 3

Pensamento do dia: 03-03-2021

A verdade é dura como diamante e delicada como a flor de pessegueiro. (Mohandas Karamchand Gandhi)

Quarta-feira da Semana II da Quaresma

 

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3334

Reflexão
As lamentações de Jeremias expressam uma dolorosa experiência de sofrimento. Trata-se de um autêntico relato da Paixão de ou segundo Jeremias sete séculos antes da Paixão de Cristo.
O que Jeremias prefigurou nos seus sofrimentos, Jesus o realiza em sua Paixão, que Ele desde já hoje anuncia aos seus discípulos, mas que eles então, como nós hoje, tanta dificuldade têm em aceitar. Na Igreja, que é o seu Corpo, Jesus continua a sua Paixão, mas sempre e desde já, com os olhos postos na glória, fruto da redenção que o Filho do homem oferece.


Tuesday, March 2

Pensamento do dia: 02-03-2021

A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela. (Max Friesh)

Terça-feira da Semana II da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3333

Reflexão
O culto a Deus deve traduzir a conversão pessoal e comunitária, tanto no antigo como no novo Testamento. A verdade tem um caminho, e só quem o segue, tem a salvação de Deus.
A interiorização religiosa foi um processo lento na vida do povo de Israel e também na nossa. O que está em causa é a conversão de todos nós.
Todo o crente sente a tentação de um sistema de mentira, ou então de se circunscrever à observância do estritamente legal. O muito que falta por converter no nosso coração! A coerência de uma vida de testemunho.

Monday, March 1

Pensamento do dia: 01-03-2021

A misericórdia de Deus será sempre maior que a tua ingratidão. (Padre Pio)

Segunda-feira da Semana II da Quaresma

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3332

Reflexão
Daniel ora em nome de todo povo arrependido. A resposta de Deus é a libertação final do povo.
Deus está sempre disposto a perdoar. Temos de aprender a linguagem do perdão. O homem só é grande quando reflecte em si a imagem do Deus Santo que leva dentro.
Urge crescer na estatura espiritual, mediante o amor que perdoa. Todos somos pecadores, todos precisamos de perdão, e por isso, deveremos perdoar sempre.