Thursday, December 30

Quinta-feira, 6º dia da Oitava do Natal

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3195

Reflexão
Em Simeão e Ana, Deus revela os seus mistérios. Ao descobrirem o Messias, comunicam-no aos demais. Jesus vai crescendo em todos os sentidos, como Salvador do Mundo. A Igreja define-se como Cristo continuado no tempo, e por isso, está sujeita à lei do crescimento. Como Corpo Místico e Cristo, ela cresce até à plenitude de Cristo.
São João insiste no cumprimento da vontade de Deus, no amor a Deus e aos irmãos, condição de vivência cristã deste Natal.

Wednesday, December 29

Quarta-feira, 5º dia da Oitava do Natal

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3184

Reflexão
João insiste no amor: quem ama o seu irmão, permanece na luz. O cristianismo sem amor ao irmão está totalmente errado. Jesus é luz para iluminar os povos. O verdadeiro conhecimento de Deus são a fé e as obras em unidade perfeita. A apresentação de Jesus no Templo e o júbilo de Simeão são propostos à nossa meditação. Maria, a Virgem oferente, é modelo de fé da comunidade cristã. Simeão foi a encarnação de expectativa messiânica do povo israelita.

Tuesday, December 28

Festa dos Santos Inocentes

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1236

Reflexão
A matança das crianças inocentes enquadra-se bem no carácter brutal de Herodes. Jesus recapitula a história de Israel e nele se cumprem as escrituras. É evidente o paralelismo entre os meninos de Belém e os primogénitos hebreus sacrificados pelo Faraó. Os inocentes de Belém remetem-nos ao único inocente, o Cordeiro pascal. Na mente de Deus, Jesus é o precursor dos mártires de todos os tempos. Ser cristão autêntico é assumir frontalmente a perseguição por amor a Cristo, consciente de que há uma linha directa entre o presépio e a cruz.

Wednesday, December 22

Quarta-feira da Semana IV do Advento

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1159

Reflexão
O Magnificat é um cântico à grandeza de Deus, com múltiplos e variados ecos bíblicos. Maria é, por si mesma, Advento, a expressão mais profunda da espera. Nela, todos os anseios de liberdade do povo se fazem realidade. O Magnificat é a medida da estatura espiritual de Maria, a síntese da fé do povo eleito. Nela se revê a expressão da fé pascal da primitiva comunidade cristã. Maria é a alegria e a esperança dos pobres, o grito agradecido dos que foram salvos por Cristo. O Magnificat é um programa presente e actual. É um apelo urgente à nova ordem do Reino de Deus.

Tuesday, December 14

Memória Litúrgica de São João da Cruz

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3665

Reflexão
Os publicanos e as meretrizes vos precederão no Reino de Deus. Não se trata dum elogio à imoralidade. Trata-se dum elogio à sinceridade, que constitui a primeira condição para encher o coração de amor. Os pecadores ouviram-no e mudaram de vida; os profissionais da religião não o fizeram. Há profissionais do sim que vivem em constante não. Atitude que tem o nome de hipocrisia, ou falsidade. Sem sinceridade não é possível a conversão que se pretende com o tempo do Advento, como preparação para a chegada do Messias.

Monday, December 13

Memória Litúrgica de Santa Luzia

 

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3664

Reflexão
Balaão é um profeta e adivinho pagão, forçado pelo rei de Moab a amaldiçoar o acampamento dos israelitas. O Espírito do Senhor, porém, transformou-o em profeta do seu povo. E toda a sua mensagem é de bênçãos e prosperidade.
No seu sentido pleno, refere-se ao Messias, a Jesus. Ninguém é tão surdo à Palavra de Deus, como aquele que não quer ouvi-la. Jesus confunde os arautos da ortodoxia judaica.
João anuncia e introduz, como Precursor que é, o Messias presente, Jesus de Nazaré.
O Baptismo de João era para o perdão dos pecados, um sinal penitencial da própria conversão.
A fraude profética dos nossos dias é que gostamos que os homens de Deus nos falem somente daquilo que nos agrada!