Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5314
Reflexão
Jesus chora sobre Jerusalém. Todo o seu carinho por esta cidade santa, foi um fracasso. Ele sabe o que lhe vai acontecer no ano 70. E sobretudo o motivo: porque matas os profetas e apedrejas os que te são enviados. Ele mesmo vai morrer em Jerusalém, para não haver excepção. Mais do que uma imprecação por raiva, aparece nas palavras de Jesus a mágoa pelo fracasso do seu carinho e ternura para com a cidade. Essa lamentação continua no tempo. Jerusalém pode ser mesmo o símbolo de cada pessoa humana, resgatada pelo sacrifício de Cristo.
A força e a fraqueza do amor de Deus ao homem, manifestou-se em Cristo, crucificado por amor do homem. Mas, amor com amor se paga. Que Deus não tenha que chorar cobre cada um de nós, os que vivemos no terceiro milénio.
Thursday, October 30
Quinta-feira da Semana XXX do Tempo Comum
Thursday, October 23
Quinta-feira da Semana XXIX do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5308
Reflexão
A paz tem um preço. O fogo é uma figura habitual na Bíblia, para exprimir o juízo de Deus que purifica o homem, como o ouro no crisol. Fogo que está já a actuar na comunidade dos crentes. O próprio Jesus é o primeiro a passar tal prova, pelo baptismo no Seu sangue.
Esta situação conflituosa da luta entre o Bem e o Mal atinge o coração da família e de cada crente. Tal experiência já foi vivida pelos primeiros cristãos. O seguimento do reino está por cima de todo o apego familiar ou material.
Seguir Jesus como discípulo tem um preço que pode ser mesmo a própria vida. São as pequenas opções por Cristo, que nos levam à entrega total e sem condições.
Tuesday, October 21
Terça-feira da Semana XXIX do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5306
Reflexão
Os criados, convertidos em senhores, como prémio da sua vigilância activa, é uma forma bíblica de apresentar a recompensa dos pobres de Israel. A cena dá lugar a uma referência eucarística, na Ceia pascal.
A vigilância é atitude própria do amor que vela sobretudo na noite. Esta, sem contraposição ao dia, é tempo privilegiado de liberdade; em contraposição ao dia, é símbolo do mal.
A caminhada do crente é feita entre luzes e trevas. O que é preciso, é estar vigilante!
Thursday, October 16
Memória de Santa Margarida Maria Alacoque, virgem
Santa Margarida Maria Alacoque, virgem
Margarida Maria Alacoque nasceu em 1647, na diocese de Autun, na França. Acolhida entre as Irmãs da Visitação de Paray‑le‑Monial, progrediu de modo admirável no caminho da perfeição. Teve revelações místicas, particularmente sobre o mistério do amor de Cristo presente na Eucaristia. Apóstola da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, promoveu a instituição de uma especial festa litúrgica em sua honra. Morreu a 17 de outubro de 1690.
Reflexão
Possuidores da chave do saber religioso, os doutores da Lei fecham e não abrem a porta da salvação aos simples. Deus enviou-lhes profetas e apóstolos que, segundo a tradição os perseguem e matam. A Bíblia enumera 104 profetas, dos quais 49 não deixaram nome. Hoje como ontem, a vida dos profetas não é fácil e a sua missão é, muitas vezes, rejeitada.
Thursday, October 2
Memória dos Santos Anjos da Guarda
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=723
Reflexão
É preciso fazer-se como criança para se entrar no reino do Céu. O maior é o mais pequeno, mas ainda é maior o que ama e serve o mais humilde, como Cristo fez. O critério de Cristo é uma total inversão das regras da sociedade vigentes!... O importante é servir na humildade, a difusão da Boa Nova!
A Igreja presta homenagem aos Anjos da Guarda que, no céu vêm continuamente a rosto do Pai que está nos Céus!
Graças ao sacrifício da Cruz, os anjos estão presentes na vida do homem. É-nos impossível descobrir, com os sentidos, a sua acção e descrever a natureza da sua ajuda, mas a sua ajuda é importante e a Igreja recomenda o recurso à sua intercessão.



