Monday, May 11

Segunda-feira da Semana VI do Tempo Pascal


Liturgia da Palavra

Leitura dos Actos dos Apóstolos (Actos 16, 11-15)
Naqueles dias, deixámos Tróade e navegámos directamente para Samotrácia. No dia seguinte, fomos para Neápoles e de lá para Filipos, cidade principal daquela região da Macedónia e colónia romana. Estivemos nesta cidade durante alguns dias. No sábado, saímos pelas portas da cidade, em direcção à margem do rio, onde julgávamos que havia um lugar de oração. Sentámo-nos e começámos a falar às mulheres ali reunidas. Uma delas, chamada Lídia, escutava-nos com atenção; era negociante de púrpura, natural da cidade de Tiatira, e adorava o verdadeiro Deus. O Senhor abriu-lhe o coração, para aderir ao que Paulo dizia. Quando recebeu o Baptismo, juntamente com toda a sua família, fez-nos este pedido: «Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa». E obrigou-nos a aceitar.


Salmo 149
Refrão: O Senhor ama o seu povo.

Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor na assembleia dos santos.
Alegre-se Israel em seu Criador,
rejubilem os filhos de Sião em seu Rei.

Louvem o seu nome com danças,
cantem ao som do tímpano e da cítara,
porque o Senhor ama o seu povo,
coroa os humildes com a vitória.

Exultem de alegria os fiéis,
cantem jubilosos em suas casas;
em sua boca os louvores de Deus.
Esta é a glória de todos os seus fiéis.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 15, 26-16, 4a)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».


Reflexão
Paulo anuncia o Evangelho em Filipos onde o Senhor tocou o coração de Lídia, uma senhora pagã que aderiu ao que Paulo dizia e que deu hospedagem ao apóstolo Paulo. Será a primeira cristã da Europa. O Senhor lhe abriu o coração para aderir ao que Paulo dizia. É sempre o Senhor que acompanha os seus missionários e torna eficaz a sua palavra.
Jesus anuncia o testemunho que o Espírito Santo Lhe vai dar e o testemunho oral dos Apóstolos. Jesus enviará o Paráclito que acompanhará os discípulos na sua vida concreta, marcada pelo conflito com o mundo e testemunhará junto do discípulo a validade do caminho indicado pelo Verbo de Deus. O Espírito da verdade dará testemunho de Mim. Jesus conforta e confirma os discípulos: pede-lhes para terem fé porque o seu amor concretiza-se e torna-se visível no amor fraterno, porque o Paráclito estará com eles e confirmá-los-á na caminhada.

No comments: