Thursday, July 2

Quinta-feira da Semana XIII do Tempo Comum




Reflexão
Pela fé, Abraão posto à prova ofereceu Isaac, seu filho único, que havia recebido as promessas. Pensava ele que Deus era até capaz de ressuscitar alguém de entre os mortos; e assim ele recobrou o filho, como figura das realidades futuras (Hebr 11, 17-19). O relato do sacrifício de Isaac, uma obra-prima da arte narrativa da Bíblia, engloba diversos pontos fortes, amplamente sobrepostos: prova da fé de Abraão, rejeição do sacrifício humano, promessa de descendência, terra e bênção, fio condutor das tradições patriarcais. Estamos perante uma provação pela qual Deus experimenta a fé e a obediência de Abraão, que prontamente responde Aqui estou! e toma o filho muito amado para cumprir a paradoxal exigência de Deus.
Vendo Jesus a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados. Jesus tem poder para perdoar os pecados. A cura do paralítico prova-o e sabe o que os escribas estavam a pensar, sem que ninguém lho tivesse dito.
Muitas pessoas dão a vida para eu ter a vida. Vou reconhecer o bem que me fazem os que estão a meu lado. E vou recolher-me nas palavras de Jesus: Filho, tem confiança; os teus pecados estão perdoados.

No comments: