Wednesday, September 30

Memória litúrgica de São Jerónimo



Reflexão
Jesus quer uma entrega total, radical. É um Mestre contrário a todo o tipo de instalações. É preciso andar, trabalhar. O seu seguimento não admite dilações nem descontos nem saldos. Jesus convida a recebê-Lo como um dom que supor renúncias libertadoras. A opção por Jesus e pelo Reino é risco e aventura e não permite voltar atrás. Jesus não é inimigo da instituição familiar, mas reclama para si um amor preferencial.

São Jerónimo
São Jerónimo nasceu em Estridon (Dalmácia) cerca do ano 340. Estudou em Roma e aí foi baptizado. Tendo abraçado a vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado sacerdote. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso. Nesta época começou a revisão das traduções latinas da Sagrada Escritura e promoveu a vida monástica. Mais tarde estabeleceu-se em Belém, onde continuou a tomar parte muito activa nos problemas e necessidades da Igreja. Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura. Morreu em Belém no ano 420.

Tuesday, September 29

Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos






Reflexão
Hoje a Igreja celebra a Festa de três Arcanjos que aparecem com referências especiais na Sagrada Escritura: São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
São Miguel (significa quem é como Deus?) é o anjo dos supremos combates, melhor guia do cristão na hora da viagem para a eternidade. É o protector da Igreja de Deus.
São Gabriel (significa Deus é a minha força) é o mensageiro da Incarnação. É o enviado dos grandes anúncios: anunciou a Zacarias o nascimento de João Baptista e revela a Maria o nascimento de Jesus. O Papa Pio XII declarou-o como patrono das telecomunicações.
São Rafael (significa medicina de Deus) é um diligente e eficaz protector duma família, que se debate para não sucumbir às provações. É conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico.
Os anjos são aqueles que estão na companhia de Deus, que O contemplam e que prestam o culto eterno. Honrando os anjos, nós exaltamos o poder de Deus, Criador do mundo visível e invisível.

Friday, September 25

Sexta-feira da Semana XXV do Tempo Comum



Reflexão
Cristo faz-nos hoje esta pergunta, pessoalmente a cada um de nós. Quem é Ele para nós. A resposta exige um conhecimento íntimo a partir da fé. A pessoa e a figura de Jesus é única e unicamente captável em profundidade, pela fé viva. Da resposta dependerá, evidentemente a vida cristã de cada um de nós!

Thursday, September 24

Quinta-feira da Semana XXV do Tempo Comum



Reflexão
Herodes, perplexo pelo que ouvia dizer de Jesus, também perguntava por Ele. Frívolo e incrédulo, mas curioso e astuto, dissimula facilmente as suas intenções assassinas. No fundo, não aceita alguma das versões que corre entre o povo acerca de Jesus. Na paixão vai conhecê-lo.
Jesus, afinal era já o Messias esperado e anunciado pelos profetas. À luz da fé pascal, todas as dúvidas serão dissipadas. À sua categoria de Deus, Jesus acrescentava a plenitude de todos os valores humanos. Quem é Ele para nós, homens do terceiro milénio?

Tuesday, September 22

Terça-feira da Semana XXV do Tempo Comum



Reflexão
Às atitudes de escuta e de resposta à Palavra se remete Jesus, para designar a sua verdadeira família, segundo o Espírito do Reino de Deus. Pertencem à sua família, quantos como Ele próprio e a sua Mãe, se entregam sem reservas à vontade de Deus. Maria foi a primeira e a melhor discípula, a primeira crente e modelo da Igreja. A reflexão de Jesus não é um desprezo pela Sua Mãe, é um louvor implícito dela. Como ela, podemos ser discípulos atentos e cumpridores da sua palavra.

Monday, September 21

Festa de São Mateus, Apóstolo


Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_semanal_ver.asp?liturgiaid=984

Reflexão
São Mateus é um dos apóstolos, homem decidido e generoso desde o primeiro momento da sua vocação. Em hebreu, o seu nome significa dom de Deus. Nasceu em Cafarnaum. É evangelista, o primeiro que, por inspiração divina, pôs por escrito a mensagem de Jesus. Era um judeu que exercia as funções de cobrador de direitos de portagem ao serviço de Herodes Antipas. Um dia, Jesus saía de Cafarnaum em direcção ao Lago, olhou para ele com atenção e disse-lhe: Mateus, segue-me. Seguiu-o, foi generoso e agradecido ao mesmo tempo. Acompanhou sempre o Salvador. Foi testemunha da Ressurreição, assistiu à Ascensão e recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes. A glória principal de São Mateus é o seu Evangelho, escrito em aramaico e traduzido depois para o grego e, segundo uma tradição, pregou no Oriente.

Thursday, September 17

Quinta-feira da Semana XXIV do Tempo Comum



Reflexão
Em casa de Simão estão frente a frente duas atitudes contraditórias; a humildade da pecadora, e o orgulho auto-suficiente de Simão. Jesus está do lado da pecadora, e perdoa-lhe todos os pecados, porque muito amou.

Wednesday, September 16

Quarta-feira da Semana XXIV do Tempo Comum


Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_semanal_ver.asp?liturgiaid=571

Reflexão
Paulo escreve a Timóteo, responsável da Igreja de Éfeso, dando-lhe indicações para o bom governo da igreja a que preside. Paulo chama à Igreja casa de Deus, seja no sentido de edifício espiritual ou no de família: os cristãos são familiares de Deus, a Igreja é coluna e sustentáculo da verdade. O edifício da Igreja guarda um mistério de fé, revelado por Deus aos seus santos. Este mistério concentra-se e realiza-se em Jesus Cristo, morto e ressuscitado.
Com uma pequena parábola, Jesus censura a contradição dos que O não escutam, porque se julgam sempre com razões para se furtarem a escutar a palavra de Deus. As razões mais fúteis são sempre suficientes para pessoas fúteis, e acabam por denotar infantilidade de espírito.

Friday, September 11

Sexta-feira da Semana XXIII do Tempo Comum



Reflexão
Ao encontrar a Cristo, Paulo fez um volte face à sua vida, dedicando-se a anunciar aquele que antes perseguia. O seu esforço é comparado ao dos atletas que correm no estádio.
Cristo exige dos cristãos uma coerência de vida, sobretudo naqueles que têm postos de comando. Condena toda a espécie de hipocrisia, venha ela de onde vier. Previne contra as traves que possamos ter na nossa vista, que possam impedir a recta visão dos actos dos nossos irmãos, colegas ou subordinados. Cegos que cairão no abismo, julgando os outros à maneira da sua cegueira, provocada pelas traves que têm na sua vista.

Thursday, September 10

Quinta-feira da Semana XXIII do Tempo Comum



Reflexão
O amor cristão deverá superar o espaço limitado do sangue, da família, dos amigos, para se abrir ao amor universal. A medida do amor é Cristo; é preciso romper a espiral do ódio e da violência. A medida do amor é amar sem medida!… O Cristão deve amar como Cristo amou. Exigente, sem dúvida, mas essa é a medida: uma boa medida, cheia, recalcada de amor universal.

Wednesday, September 9

Quarta-feira da Semana XXIII do Tempo Comum



Reflexão
Fomos chamados por Deus, até de entre o mundo pagão, e tornámo-nos membros do Corpo de Cristo pelo baptismo. Nele morremos e ressuscitámos com Cristo. Trazemos agora em nós a vida nova de Cristo ressuscitado, que se há-de manifestar em nós, membros do seu Corpo, na maneira como vamos vivendo sobre a terra.
O homem é feliz, quando olha para este mundo com os olhos de Deus; e infeliz, quando o aprecia com o coração egoísta e orgulhoso. É no coração, antes de mais, que o homem é rico ou pobre. Como for o seu coração diante dos bens deste mundo, assim ele será feliz ou infeliz, de Deus ou contra Deus. É preciso, pois, saber amar e saber renunciar, para dar a cada coisa o seu justo valor.

Tuesday, September 8

Natividade da Virgem Santa Maria





Reflexão
A vinda do Filho de Deus à terra, foi preparada, pouco a pouco, ao longo dos séculos, através de pessoas e acontecimentos. Entre as pessoas escolhidas por Deus para colaborarem no Seu projecto de salvação, houve uma, à qual foi confiada uma missão única: Maria, chamada a ser a Mãe do Salvador e cumulada de todas as graças necessárias ao cumprimento dessa missão.
O nascimento de Maria foi, portanto, motivo de esperança para o mundo inteiro: anunciava já o de Jesus. Era a autora da salvação a despontar; Ela vem ao mundo e com Ela o mundo é renovado. Ela nasce e a Igreja reveste-se da sua beleza. (Liturgia bizantina).
Felicitando a Mãe do Salvador, no dia do Seu aniversário natalício, peçamos a graça de à Sua semelhança, colaborarmos, generosamente, na salvação do mundo.

Monday, September 7

Segunda-feira da Semana XXIII do Tempo Comum



Reflexão
O mistério oculto ao longo dos séculos é que Jesus Cristo veio a este mundo e Se fez homem para chamar para o povo dos filhos de Deus todos os homens, mesmo os pagãos, aqueles que nunca tinham feito parte do povo de Deus. São Paulo afirma que, acrescentar algo ao evangelho, é diminuir o seu poder gratuito.
Condição necessária para que a palavra de Deus lance raízes no homem é a humildade de coração, que se traduz na intenção recta. Era o que faltava àqueles que observavam Jesus, não para O ouvirem e entenderem, mas para O apanharem e O puderem acusar. Mas em Jesus, as obras confirmavam as palavras, porque as suas obras eram a Palavra de Deus.

Friday, September 4

Sexta-feira da Semana XXII do Tempo Comum




Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_semanal_ver.asp?liturgiaid=567

Reflexão
Jesus afirma a novidade radical do Evangelho face às velhas instituições mosaicas. A questão do jejum aflora já a discórdia entre a jovem Igreja e a velha sinagoga. Jesus serve-Se da imagem esponsal desenvolvida pelos profetas, para Se proclamar o Esposo das novas Bodas de Deus. As imagens do vinho novo e odres novos, manifestam a vida nova do Evangelho do Reino. Trata-se, pois dum novo culto, um novo estilo uma nova vida.
A lei deve estar ao serviço da pessoa humana, e da vida, assim como as estruturas sociais que deverão ser constantemente renovadas.

Thursday, September 3

Quinta-feira da Semana XXII do Tempo Comum



Reflexão
Paulo dirige-se aos Colossenses num tom de oração que irá desembocar no hino cristológico. Pede para a comunidade o dom de um profundo conhecimento da vontade de Deus, caminhar de modo digno do Senhor, agradar-lhe em tudo, dar frutos de boas obras, ser fortes e pacientes. É um caminho de conversão, que exige adesão da vontade do homem e compromisso em perseverar no bem, realizando as obras agradáveis a Deus, as obras do Evangelho.
Jesus continua nas margens do lago junto dos pescadores. Porque Tu o dizes, lançarei as redes: sublinha-se a autoridade da palavra de Jesus. Sabemos que toda a palavra que saía da boca de Jesus, para os Apóstolos ou para a multidão, estava carregada de especial autoridade. Através da experiência da sua vida de trabalho, Jesus leva-os a compreender que o seu futuro será outro. A cena da pesca miraculosa tem uma significação mais larga do que a simples abundância do peixe que foi apanhado na rede: Pedro, a barca, a rede, a pesca, o acto de fé de Pedro e dos colegas, o chamamento e a resposta dos futuros Apóstolos, traduzem o mistério da Igreja e o dos Apóstolos no meio da Igreja: serão pescadores de homens.

Wednesday, September 2

Pensamento do dia: 02-09-2015

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. (Mahatma Gandhi)

Quarta-feira da Semana XXII do Tempo Comum


Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia_semanal_ver.asp?liturgiaid=565

Reflexão
Rejeitado em Nazaré, Jesus desce a Cafarnaum onde é acolhido pela fé daquela gente, a ponto de Cafarnaum vir a ser chamada a sua cidade. Este dia de Cafarnaum foi para Jesus um dia cheio: saindo da sinagoga, Jesus entra em casa de Simão e cura a sogra dele que estava doente que irá impulsioná-la ao serviço. Também nos diz que as curas dos doentes se tornam ocasião de verdadeiras profissões de fé em Cristo, mesmo que elas saíam da boca dos demónios.

Tuesday, September 1

Terça-feira da Semana XXII do Tempo Comum



Reflexão
Segundo a tradição sinóptica, a cura do possesso constitui o 1.º milagre de Jesus. O que mais admirou nos presentes, foi a autoridade com que falou e a eficácia das suas ordens. Até os demónios o obedecem. Cristo, com efeito veio libertar todos os homens, e o homem todo, de todas as forças do mal que dominam o homem todo, preconizado na figura do demónio. Sejam elas quais forem, essas forças demoníacas serão dominadas pelas forças do bem, emanadas do poder de Deus.