Thursday, September 29

Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos



Reflexão
O israelita sem fingimento, recebeu a garantia de ver os anjos de Deus. Entre eles, Miguel é o Príncipe dos Anjos, o Arcanjo dos supremos combates, o protector da Igreja; Gabriel é o mensageiro da Encarnação, o enviado das grandes embaixadas divinas, o revelador dos mistérios salvadores de Deus; Rafael é eficaz protetor nas provações da vida, companheiro de viagem e confidente dos segredos de Deus. Tal como na vida de Jesus, assim os anjos participam eficazmente na nossa vitória sobre as forças do mal!

Wednesday, September 28

Quarta-feira da Semana XXVI do Tempo Comum



Reflexão
Jesus quer uma entrega total, radical. É um Mestre contrário a todo o tipo de instalações. É preciso andar, trabalhar. O seu seguimento não admite dilações nem descontos nem saldos. Jesus convida a recebê-Lo como um dom que supõe renúncias libertadoras. A opção por Jesus e pelo Reino é risco e aventura e não permite voltar atrás. Jesus não é inimigo da instituição familiar, mas reclama para si um amor preferencial.

Monday, September 26

Segunda-feira da Semana XXVI do Tempo Comum



Reflexão
Não é, não senhor! A maior grandeza no Reino do Céu não é para os orgulhosos senhores doutores. Fazer-se criança, é condição essencial para alcançar essa grandeza e inclusive para nele entrar. Não se trata de cultivar o infantilismo, mas de encarnar as qualidades da criança, a começar pela humildade, empenhamento total e compromisso coerente. Acriança é o exemplo cabal dos pobres do Evangelho. Jesus aconselha não só a fazer-se criança, como a receber toda a criança em seu nome, advertindo contra o desprezo de um só destes pequeninos.

Friday, September 23

Pensamento do dia: 23-09-2016

A paz é simplicidade de espírito, serenidade da mente, tranquilidade da alma, vínculo de amor. É ordem e harmonia em todos nós. (São Pio de Pietrelcina)

Wednesday, September 21

Festa do Apóstolo São Mateus



Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.pt/dia-liturgia/s-mateus-apostolo/?mc_id=604

Reflexão
O cobrador de impostos ao povo judeu para pagar aos romanos, era uma profissão muito mal conceituada. Mas também para esses veio o Reino de Deus. Jesus chama radical e incondicionalmente: Segue-me. A misericórdia de Jesus manifesta-se a todos, mesmo aos desprezados, como Mateus.
A gratidão é indispensável perante os gestos do amor de Deus, por isso Mateus recebe-o em sua casa.
São Paulo chama a atenção para os perigos de divisão, mesmo entre os cristãos, agravado pelos falsos carismas e erros doutrinais. Esclarece que, na diversidade de membros e funções existe unidade orgânica na Igreja, santificada pela vida, à medida de Cristo.

Tuesday, September 20

Memória dos Santos André Taegon, Paulo Hasang e Companheiros, mártires


Nota Histórica
No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Assim se formou uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero e ardente pastor de almas André Kim Taegon e o insigne apóstolo leigo Paulo Chong Hasang. Os outros são quase todos leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram com o seu glorioso sangue os florescentes primórdios da Igreja coreana.


Reflexão
O Evangelho de hoje vem na sequência das parábolas do semeador e da lâmpada que definem o discípulo de Cristo, como terra fértil e luz do mundo. Às atitudes de escuta e de resposta à Palavra se remete Jesus, para designar a sua verdadeira família, segundo o Espírito do Reino de Deus. Com efeito, pertencem à sua família, quantos como Ele próprio e a sua Mãe, se entregam sem reservas à vontade de Deus. Maria foi a primeira e a melhor discípula, a primeira crente e modelo da Igreja. A reflexão de Jesus não é, certamente, um desprezo por Sua Mãe, antes inclui um louvor implícito dela. Como ela, podemos ser discípulos atentos e cumpridores da sua palavra. Que sejamos vistos como discípulos atentos e cumpridores da Palavra.

Friday, September 16

Sexta-feira da Semana XXIV do Tempo Comum



Reflexão
Jesus confere a um grupo de mulheres uma dignidade e um papel inédito no seu tempo: o direito de serem suas discípulas, escutando e conhecendo o Evangelho do Reino, associando-as à obra da evangelização, ao lado dos Doze. Elas acompanham Jesus na sua pregação, servem-no com os seus bens. São elas que levam aos Apóstolos a notícia da Ressurreição. Em consequência, a mulher passou a ter um lugar decisivo na Evangelização, através de todos os tempos, exercendo inclusive o papel de diaconisas. Como seria bom e proveitoso meditar nesta dignidade da mulher e ser consequente com ela!… A isso parece estar decidido o Papa Francisco, como demonstram algumas iniciativas.