Friday, September 29

Festa litúrgica de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos

Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=627

Reflexão
O israelita sem fingimento, recebeu a garantia de ver os anjos de Deus. Entre eles, Miguel é o Príncipe dos Anjos, o Arcanjo dos supremos combates, o protector da Igreja; Gabriel é o mensageiro da Encarnação, o enviado das grandes embaixadas divinas, o revelador dos mistérios salvadores de Deus; Rafael é eficaz protetor nas provações da vida, companheiro de viagem e confidente dos segredos de Deus. Tal como na vida de Jesus, assim os anjos participam eficazmente na nossa vitória sobre as forças do mal!

Thursday, September 28

Pensamento do dia: 28-09-2017

A adversidade restitui aos homens todas as virtudes que a prosperidade lhes tira. (Eugéne Delacroix)

Quinta-feira da Semana XXV do Tempo Comum


Reflexão
Herodes, perplexo pelo que ouvia dizer de Jesus, também perguntava por Ele. Frívolo e incrédulo, mas curioso e astuto, dissimula facilmente as suas intenções assassinas. No fundo, não aceita alguma das versões que corre entre o povo acerca de Jesus. Na paixão vai conhecê-lo.
Jesus, afinal era já o Messias esperado e anunciado pelos profetas. À luz da fé pascal, todas as dúvidas serão dissipadas. À sua categoria de Deus, Jesus acrescentava a plenitude de todos os valores humanos. Quem é Ele para nós, homens do terceiro milénio?

Wednesday, September 27

Pensamento do dia: 27-09-2017

Ao servir os pobres, serve-se a Jesus Cristo. (São Vicente de Paulo)

Memória litúrgica de São Vicente de Paulo


São Vicente de Paulo
Nasceu na Aquitânia em 1581. Completados os estudos e ordenado sacerdote, exerceu o ministério paroquial em Paris. Fundou a Congregação da Missão, destinada à formação do clero e ao serviço dos pobres; com a ajuda de S. Luísa de Marillac instituiu também a Congregação das Filhas da Caridade. Morreu em Paris no ano 1660.

Tuesday, September 26

Pensamento do dia: 26-09-2017

A admiração é a essência da contemplação. (Anthony de Mello)

Terça-feira da Semana XXV do Tempo Comum


Reflexão
Às atitudes de escuta e de resposta à Palavra se remete Jesus, para designar a sua verdadeira família, segundo o Espírito do Reino de Deus. Pertencem à sua família, se entregam sem reservas à vontade de Deus. Maria foi a primeira e a melhor discípula, a primeira crente e modelo da Igreja. A reflexão de Jesus não é desprezo pela Sua Mãe, é um louvor implícito dela. Como ela, podemos ser discípulos atentos e cumpridores da sua palavra.

Monday, September 25

Segunda-feira da Semana XXV do Tempo Comum



Reflexão
Cristo é a luz destinada a iluminar os ínvios caminhos do mundo. Entretanto a sua Pessoa e mensagem passam por uma etapa de penumbra, até à manifestação plena. Também o seu discípulo deverá estar consciente de que ele também é luz. Mistério que não é privilégio de minoria de superdotados, pois está ao alcance de todos. Os membros do novo Povo de Deus. Os seus discípulos na fé e nas obras, herdaram de Cristo a sublime missão de ser luz para o mundo!

Sunday, September 24

Pensamento do dia: 24-09-2017

A acção não surge do pensamento, mas de uma disposição para assumir responsabilidades. (Dietrich Bonhoeffer)

Domingo XXV do Tempo Comum


Reflexão
A liturgia do 25º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir um Deus que tem caminhos e pensamentos acima daqueles que orientam a lógica do homem. O homem deve renunciar aos esquemas que seguem o mundo e converter-se aos esquemas de Deus.
No Evangelho de Mateus, Jesus continua a ensinar os Seus discípulos acerca do que é o Reino de Deus e da melhor maneira de o compreender e testemunhar. Para isso, conta a parábola daquele senhor que vai contratar trabalhadores para a sua vinha ao longo do dia e que dá como recompensa um denário para todos eles, tanto para quem trabalhou todo o dia como também para quem trabalhou apenas uma hora.
Se pensarmos bem e honestamente, nós muitas vezes somos muito mesquinhos, pouco generosos e muito calculistas. Para nós, a justiça é dar a cada um o que lhe pertence e até a representamos com a imagem de uma mulher, com a balança na mão e de olhos vendados. E podemos concluir desta maneira de pensar: “quem trabalhou mais, merece receber mais”.
A Palavra de Deus deste domingo vem dizer-nos que Ele não tem balança, não pesa as nossas boas obras, não conta os nossos méritos nem usa medida. Tem os olhos muito abertos para atender as necessidades dos Seus filhos, Ele é simplesmente bom, o Seu amor é gratuito e livre e torna iguais todos os homens. Aos últimos Ele dá a recompensa mesmo do pouco que fizeram e dos primeiros liberta-os da inveja e do ciúme por se julgarem mais merecedores que os outros. Deus dá-se a todos de igual modo e vai além de toda a justiça e de todo o mérito. Ele pede-nos uma transformação da nossa mentalidade, para que a nossa relação com Ele não seja marcada apenas pelo interesse, mas pelo amor e pela gratuitidade que Ele quiser nos dar.
A parábola convida-nos a perceber que Deus oferece a salvação a todos nós de uma maneira gratuita, e não por qualidades e comportamentos que tenhamos. Devemos fazer o bem e proceder de maneira recta para encontrarmos com ajuda de Cristo a felicidade e a vida eterna.

Friday, September 22

Sexta-feira da Semana XXIV do Tempo Comum


Reflexão
Neste texto exclusivo de Lucas, Jesus confere a um grupo de mulheres uma dignidade e um papel inédito no seu tempo; reconhece-lhes o direito de serem suas discípulas, escutando e conhecendo o Evangelho do Reino, associando-as à obra da evangelização, ao lado dos Doze.
A atitude de Jesus contrasta com a dos escribas do seu tempo e de todos os tempos, que não reconhecem à mulher, capacidade para compreender a Torá e, por isso mesmo, rabino algum tinha mulheres entre os seus discípulos. No Evangelho, porém, a mulher tem um lugar de destaque, a tal ponto que são elas que levam aos Apóstolos, a notícia da Ressurreição. Como seria bom meditar nesta dignidade da mulher e ser consequente com ela, mesmo na vida da Igreja!…

Thursday, September 21

Festa litúrgica de São Mateus, Apostolo


Reflexão
O cobrador de impostos ao povo judeu para pagar aos romanos, era uma profissão muito mal conceituada. Mas também para esses veio o Reino de Deus. Jesus chama radical e incondicionalmente: Segue-me. A misericórdia de Jesus manifesta-se a todos, mesmo aos desprezados, como Mateus.
A gratidão é indispensável perante os gestos do amor de Deus, por isso Mateus recebe-o em sua casa.
São Paulo chama a atenção para os perigos de divisão, mesmo entre os cristãos, agravado pelos falsos carismas e erros doutrinais. Esclarece que, na diversidade de membros e funções existe unidade orgânica na Igreja, santificada pela vida, à medida de Cristo.

Wednesday, September 20

Pensamento do dia: 20-09-2017

A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira. (Lev Tolstoi)

Memória litúrgica dos Santos André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chang Hasang, e Companheiros, mártires


Santos André Kim Taegon, presbítero, Paulo Chang Hasang, e Companheiros, mártires
No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Assim se formou uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero e ardente pastor de almas André Kim Taegon e o insigne apóstolo leigo Paulo Chong Hasang. Os outros são quase todos leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram com o seu glorioso sangue os florescentes primórdios da Igreja coreana.

Tuesday, September 19

Terça-feira da Semana XXIV do Tempo Comum



Reflexão
Jesus ressuscita um morto, como, no Antigo Testamento, o tinham feito Elias e Eliseu. Assim, Jesus Se manifesta grande profeta, como a multidão acaba por reconhecer. Na sua pessoa, Deus está presente no meio do seu povo, numa visita de salvação e, nesta ressurreição, Jesus adianta um sinal da sua futura ressurreição.

Monday, September 18

Segunda-feira da Semana XXIV do Tempo Comum



Reflexão
Neste relato de Lucas encontramos um cenário maravilhoso: o centurião e o seu servo, doente; a fé do suplicante e a palavra eficaz de Cristo; o centurião admira a Pessoa e o poder de Jesus e Jesus admira a fé do centurião; a cura do servo, ante a maravilhosa síntese da fé, humildade e confiança do centurião. Todos os dias em que comungamos, repetimos a frase do centurião: não sou digno!…

Friday, September 15

Memória litúrgica de Nossa Senhora das Dores


Reflexão
Depois de celebrarmos a Exaltação da Santa Cruz o nosso olhar volta-se para aquela que estava junto à cruz de Jesus, sua mãe. A palavra que nos acompanha é da carta aos Hebreus e recorda que, Cristo não levou uma vida de facilidades como era de esperar de um filho de Deus. Viu-se na aflição e na dor e experimentou a angústia e as lágrimas. No meio do sofrimento suplicou àquele que o podia livrar da morte e foi atendido, mas antes passou pelo sofrimento. A obediência alcançou a salvação.

Thursday, September 14

Pensamento do dia: 14-09-2017

A caridade começa em casa e a justiça na porta ao lado. (Charles Dickens)

Festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz



Reflexão
No deserto, a serpente de bronze foi sinal de salvação para o povo. No calvário, a cruz é sinal do amor redentor de Deus.
A cruz não é sinal de morte, mas de vida, o instrumento da nossa total libertação. A cruz entranha o paradoxo da morte e da vida. Como sinal da morte, ela proclama a nossa glorificação suprema.
Só pela fé poderemos entender o mistério da cruz, que é o mistério do Amor que assume a condição humana para salvar todo o homem e o homem todo.

Wednesday, September 13

Pensamento do dia: 13-09-2017

A alegria abre, a tristeza fecha o coração. (São Francisco de Sales)

Quarta-feira da Semana XXIII do Tempo Comum



Reflexão
O homem é feliz, quando olha para este mundo com os olhos de Deus; e infeliz, quando o aprecia com o coração egoísta e orgulhoso. É no coração que o homem é rico ou pobre. Como for o seu coração diante dos bens deste mundo, assim ele será feliz ou infeliz, de Deus ou contra Deus. É preciso saber amar e saber renunciar, para dar a cada coisa o seu justo valor. São Lucas resume as bem-aventuranças em quatro e apresenta também quatro maldições.
O verdadeiro discípulo de Jesus é pobre, manso, misericordioso, fazedor de paz, puro de coração e possui a bem-aventurança de quem acolhe a palavra de Deus na pregação de Jesus e procura adequar a vida a essa palavra.

Tuesday, September 12

Terça-feira da Semana XXIII do Tempo Comum


Reflexão
A escolha dos doze Apóstolos como alicerce da sua Igreja, tem relação íntima com as doze tribos do povo de Deus, Israel.
Curioso o facto desta decisão importante ser tomada após uma noite de oração. Depois desce à planície e continua o seu ministério apostólico.
O título de apóstolo, que não foi exclusivo dos doze, é hoje atribuído a todo o cristão, na medida em que serve a missão evangelizadora da Igreja dos nossos dias.

Friday, September 1

Pensamento do dia: 01-09-2017

A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira. (Lev Tolstoi)

Sexta-feira da Semana XXI do Tempo Comum


Reflexão
O tempo da Igreja é um tempo de graça… Urge uma vigilância activa ao cumprir a missão recebida. A vigilância não é evasão. Se Deus pede contas, a melhor resposta há-de ser uma vida plena. Toda a vida tem um fim e um sentido. A Vida temporal termina na morte, mas a morte não é o fim da vida. Vigiai e orai, eis aqui a atitude de todo o que vive da esperança. O aparente egoísmo das virgens prudentes, é tão somente um constante apelo à responsabilidade.