Sunday, March 4

Domingo III da Quaresma


Reflexão
No Evangelho deste 3º domingo da Quaresma, Jesus depara-se com a casa de oração transformada num mercado e diz-nos, de uma forma um bocado violenta, que o Reino de Deus está próximo e não se deve misturar nem confundir os interesses económicos, a religião e o culto. É preciso fazer uma grande caminhada de purificação para não misturar as coisas. A Igreja como instituição e como comunidade dos baptizados é chamada a uma contínua purificação, deve tirar dela tudo aquilo que a divide, tudo o que é interesse económico.
A Quaresma é um tempo especial para analisarmos as nossas motivações religiosas, de culto e de inserção na comunidade cristã. Jesus convida-nos a sermos verdadeiros irmãos, cristãos cooperadores nas assembleias e testemunhas cristãs no mundo de hoje.
Ao dizer que iria destruir o Templo e em três dias levantaria, Jesus está a falar do seu corpo como o evangelista nos refere. É inaugurado um novo Templo e um novo culto onde serão oferecidos sacrifícios que são agradáveis a Deus, ou seja, as próprias obras de amor feitas e oferecidas pelo homem porque Jesus aboliu o antigo ritual interesseiro, económico e incoerente do templo de Jerusalém. Todos nós, a comunidade dos crentes formamos o Corpo de Cristo, o novo Templo onde Deus habita. Cristo é a morada de Deus entre os homens e nós somos participantes no Seu Corpo místico que é a Igreja, seguidora da doutrina e da pessoa de Jesus Cristo.
Sempre que nos inclinamos diante do irmão para o servir, para prestar-lhe atenção, para partilhar com ele a nossa vida, sobe até Deus o perfume da nossa oferta e somos, unidos a Cristo, o Templo de Deus.
A verdadeira fé em Cristo consiste em aceitar tornar-se, juntamente com Ele, pedra viva do novo Templo e em imolar a própria vida pelos irmãos. É saber partilhar a vida com os irmãos, não para cumprir mandamentos, normas e leis, mas como consequência da adesão radical a Cristo e do testemunho da experiência orante com Deus. Anuncia com entusiasmo a presença viva de Cristo em cada um de nós.

No comments: