Friday, January 29
Sexta-feira da Semana III do Tempo Comum
Reflexão
O testemunho dos homens de fé não é prerrogativa dos antigos. Ela tem as suas testemunhas em todos os tempos, e de que forma, no século XXI. Na actualidade, abundam ainda as perseguições, as intolerâncias e os testemunhos heróicos de fé.
Jesus continua a sua catequese sobre o Reino, utilizando pequenas parábolas.
Thursday, January 28
Memória litúrgica de São Tomás de Aquino
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3242
São Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja
Nasceu cerca do ano 1225, na família dos Condes de Aquino. Estudou primeiramente no mosteiro do Monte Cassino e depois em Nápoles. Entrou na Ordem dos Pregadores e completou os seus estudos em Paris e em Colónia, tendo tido como professor S. Alberto Magno. Escreveu muitas obras de grande erudição e exerceu o professorado, contribuindo notavelmente para o progresso da Filosofia e da Teologia. Morreu perto de Terracina no dia 7 de Março de 1274. A sua memória celebra-se a 28 de Janeiro, dia em que o seu corpo foi trasladado para Tolosa, no ano 1369.
Reflexão
São Marcos recolhe ensinamentos em forma de provérbios, síntese da sabedoria humana e da sabedoria divina. A vida cristã é entendida como vocação a ser luz, testemunho e crescimento. Cristo é a luz do mundo, e como Ele todos os cristãos, porque participam da sua luz. Como Cristo ilumina todo o homem que vem a este mundo, assim o cristão deve iluminar. Com a fé, com as obras. O Baptismo é o sacramento de iluminação de toda a vida.
Wednesday, January 27
Quarta-feira da Semana III do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3241
Reflexão
Antes de Cristo, repetiam-se os sacrifícios, porque nenhum deles tinha alcance universal e eterno. Jesus, porém, ofereceu-Se a Si mesmo, e este seu sacrifício tem valor infinito, porque é o sacrifício do Filho de Deus. Por isso, Ele santifica, de uma vez para sempre, os homens que a Ele se queiram submeter, obtém-lhes o perdão dos seus pecados e garante-lhes participação na glória celeste. Esta é a Aliança nova e eterna, mais eficaz do que qualquer das alianças anteriores, que sempre se encaminhavam para este momento definitivo.
A parábola do semeador abre a secção das parábolas evangélicas. Longa, cheia de pormenores, primeiro dita, depois explicada, esta parábola procura sublinhar a importância que tem o tornar-se discípulo na escola de Jesus para poder compreender-se o que é o Reino de Deus e nele entrar. A parábola sublinha, ao mesmo tempo, a exigência de uma boa terra para se receber a sementeira da palavra de Deus, e a força e vitalidade dessa mesma palavra, que, desde que a terra onde é semeada a saiba receber, sempre dá fruto abundante.
Tuesday, January 26
Memória litúrgica de São Timóteo e São Tito, Bispos
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=135
Reflexão
Timóteo e Tito, discípulos e colaboradores do apóstolo Paulo, presidiram às Igrejas de Éfeso e de Creta, respectivamente. No cumprimento da sua missão também encontraram o cenário profetizado por Cristo: como cordeiros no meio de lobos. A eles foram dirigidos as Epístolas Pastorais, que contêm admiráveis recomendações para a formação dos pastores e dos fiéis. São Paulo revê-se nos seus dois discípulos e sente-se feliz pelo dom da fé que lhes é comum, e que neles se tornou a raiz da vida vivida na fidelidade à palavra de Deus, que receberam, e à missão em que foram investidos dentro da Igreja.
Os pregadores do Evangelho são outros tantos precursores do Senhor, porque vão à sua frente a preparar-Lhe o caminho. A sua missão é a daqueles que são enviados; por isso, não vão em nome próprio. O seu anúncio é de paz; por isso, ele só pode ser escutado por homens de paz. O seu trabalho não é para seu proveito; por isso, não procurarão os seus interesses, mas os do reino de Deus, que chegará até através desse mesmo trabalho.
Monday, January 25
Festa litúrgica da Conversão de São Paulo, Apóstolo
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=124
Reflexão
Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo, ao qual, quando ia para Damasco, o próprio Jesus glorioso Se apresentou no caminho e o escolheu, para que, cheio do Espírito Santo, anunciasse o Evangelho da salvação aos gentios, padecendo muitas tribulações pelo nome de Cristo.
São Paulo é o melhor exemplo do mandato de Cristo de anunciar a Palavra. Jesus censura sempre a obstinação dos incrédulos no testemunho daqueles que O tinham visto ressuscitado. A Igreja missionária não se coaduna com a ideia duma igreja instalada.
O mandato de anunciar a Palavra é perene, tanto para a comunidade eclesial, como para cada um dos seus membros, sobretudo através do testemunho de vida. Como São Paulo todo o cristão é enviado a evangelizar, incarnando no mundo os valores do Reino. Por isso é urgente a desinstalação dos cristãos acomodados e passivistas.
Friday, January 22
Pensamento do dia: 22-01-2021
Amigos são os que na prosperidade aparecem se recebem convite, e nas adversidades aparecem sem serem chamados.
Sexta-feira da Semana II do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3237
Reflexão
Cristo é Sacerdote perfeito; por isso, também a Aliança que Ele estabeleceu com o seu sacrifício é perfeita, mais perfeita do que a Aliança antiga. Esta Nova Aliança não é feita de ritos puramente exteriores, mas está gravada no coração dos crentes pelo Espírito de Deus. Desta Aliança é Jesus o Medianeiro, o Sacerdote. É uma Aliança que se traduz na comunhão com o Pai, no Espírito Santo. E toda a vida cristã será manifestação desta Aliança.
Jesus rodeia-Se de Doze Apóstolos, os futuros pastores do povo de Deus, como, no antigo Israel, as tribos desse povo eram também em número de doze. É Jesus quem os escolhe, porque é Ele quem está na origem do povo da nova Aliança. Aos Doze Jesus comunica o seu poder sobre o reino demoníaco do mal, para que o seu triunfo pascal esteja sempre presente entre os homens, na Igreja, por meio deles, que hoje se continuam no Colégio ou Ordem dos Bispos.
Thursday, January 21
Memória litúrgica de Santa Inês, Virgem e Mártir
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3236
Reflexão
Cristo não se deixa embriagar pelo entusiasmo das multidões que O procuram, mais pelos milagres do que pela conversão, mais pelo poder de taumaturgo do que pela mensagem de salvação. Em realidade, Ele não veio para os aplausos triunfalistas que tanto almejam os políticos; o seu interesse é anunciar a libertação do reino de Deus.
Por isso o fenómeno da concentração de massas não é suficiente para uma pertença pessoal à Igreja. Jesus pede mais: uma resposta pessoal de fé e uma adesão efectiva ao Seu próprio projecto salvador.
Contribuir para a Unidade dos Cristãos é exercitar-se nas virtudes que são apanágio dos cristãos.
Wednesday, January 20
Quarta-feira da Semana II do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3235
Reflexão
Na 1ª leitura, afirma-se a superioridade do sacerdócio de Cristo sobre o dos sacerdotes da Antiga Aliança, o sacerdócio levítico; Melquisedec é um rei sacerdote, diferente dos sacerdotes da tribo de Levi, a tribo sacerdotal do Antigo Testamento. O silêncio da Sagrada Escritura sobre a sua origem e os seus descendentes faz pensar num sacerdócio eterno, que é aqui tomado como figura do sacerdócio de Cristo.
De novo, Jesus procura fazer compreender o sentido profundo das observâncias religiosas, particularmente do descanso do sábado. Mas, os que O observam e acusam não são bem intencionados, não os move o zelo sincero, mas o ódio. Por isso, eles nunca entenderão nem as palavras nem as acções do Senhor. São voluntariamente cegos. E é este o maior dos pecados.
Tuesday, January 19
Terça-feira da Semana II do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3234
Reflexão
Jesus intervém com a Sua autoridade messiânica: relativiza a lei intocável do sábado, fazendo com que os seus discípulos participem da Sua liberdade e senhorio, pois a lei fez-se para promover o homem e não para o escravizar.
É portanto, o homem que dá valor e medida à lei do sábado, pois a religião verdadeira ou é libertadora do homem ou não é religião. A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade só nos vieram por Cristo, que é o sim total a Deus. Assim deverá ser, portanto, o seu discípulo.
Monday, January 18
Segunda-feira da Semana II do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3233
Reflexão
Para o judaísmo oficial, o jejum era prática fundamental; para Cristo e os seus discípulos, não tinha importância de maior. Por isso Cristo responde com as parábolas do pano e do vinho novos.
Na mente de Jesus, o jejum é símbolo do Antigo Testamento, do velho estilo religioso, enquanto o Evangelho e o Reino de Deus são o pano e o vinho novos.
Cristo não se preocupou em reformar a sinagoga e o velho culto. Fundou o novo Povo de Deus, a Igreja, e deu-lhe um novo culto.
Tuesday, January 12
Terça-feira da Semana I do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3228
Reflexão
Jesus fala com autoridade, em nome próprio, em virtude do seu carisma. É por sinais que Jesus Se auto-revela como Messias e Filho de Deus. A força da mensagem e das obras põe de manifesto o seu poder messiânico, neste caso, pondo termo a esse domínio diabólico. A autoridade de Jesus corrobora-se com as suas obras, que são serviço e Libertação do seu Povo.
Monday, January 11
Segunda-feira da Semana I do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3227
Reflexão
Durante 4 semanas vamos ler a Epístola aos Hebreus, escrito dirigido a cristãos de origem judaica, acostumados à solene liturgia do templo, para lhes fazer compreender que o Antigo Testamento era todo ele figura anunciadora de Jesus Cristo. A leitura de hoje põe frente a frente a Palavra de Deus transmitida por Cristo e as revelações do Antigo Testamento; e afirma a igualdade de Cristo com Deus Pai.
Wednesday, January 6
Quarta-feira depois da Epifania
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3222
Reflexão
Os apóstolos tiveram medo porque perderam de vista o horizonte do Mestre. Mas Ele ali está para robustecer a fé e o amor ainda débeis. O amor é próprio dos filhos; o temor é próprio dos escravos.
Os dois são incompatíveis. O temor leva à psicose da insegurança; o amor é entrega livre e confiante ao outro que se revê nos outros. Para o que ama verdadeiramente, o amor é a sua lei. O homem, feito para amar e ser amado, é sempre um mistério de amor.
Tuesday, January 5
Terça-feira depois da Epifania
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3221
Reflexão
Em cada gesto de Jesus revela-se o amor do Pai. Como fruto desse amor, Jesus manifesta compaixão pelos que sofrem. A multiplicação dos pães é sinal do banquete messiânico no reino de Deus. Deus é amor. Para comungar com Ele é preciso romper com o pecado, guardar os mandamentos, ter fé viva no Filho de Deus feito Homem, e amar à semelhança de Deus-Amor. Só o amor constitui a única teologia inteligível para os homens de todos os tempos e lugares. O mundo, no entanto está em crise de amor! Por todo o lado verifica-se uma espiral de violência, que faz multidão incontável de vítimas. Mas só o amor vencerá. Amar mais e melhor, para possuir o mundo!
Sunday, January 3
Pensamento do dia: 03-01-2021
Deus quis que nada recebêssemos que não passe pelas mãos de Maria. (São Bernardo de Claraval)