Friday, September 24

Sexta-feira da Semana XXV do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3543

Reflexão
Cristo faz-nos hoje esta pergunta, pessoalmente a cada um de nós. Quem é Ele, finalmente para nós. A resposta exige um conhecimento íntimo a partir da fé. A pessoa e a figura de Jesus é única e unicamente captável em profundidade, pela fé viva. Da resposta dependerá, evidentemente a vida cristã de cada um de nós!

Wednesday, September 22

Quarta-feira da Semana XXV do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3541

Reflexão
Evangelizar é a vocação própria da Igreja, e de todo o cristão. Toda a comunidade eclesial é, portanto missionária, sobretudo pela presença a pelo testemunho.
Jesus estabeleceu os condicionalismos do envio: um total desprendimento das coisas supérfluas. O envio é actual, mas faltam vocações. É indispensável suscitá-las, e, sobretudo uma disponibilidade total ao serviço do Reino.
Aos que pretendem acurralar a igreja na sacristia, Jesus responde com a acção milagrosa em favor dos corpos: curar todas as doenças. A evangelização deve ter em conta o homem todo, integral.

Tuesday, September 21

Pensamento do dia: 21-09-2021

Para evocar emoções positivas na sua rotina, saboreie cada momento, seja grato pelas coisas boas, cultive o bom-humor e valorize as pequenas alegrias do dia. (Flora Victoria)

Festa Litúrgica de São Mateus, Apóstolo

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=609

Reflexão
Nasceu em Cafarnaum, e exercia a profissão de cobrador de impostos quando Jesus o chamou. Escreveu o Evangelho em língua hebraica e, segundo uma tradição, pregou no Oriente.    
O cobrador de impostos ao povo judeu para pagar aos romanos, era uma profissão muito mal conceituada. Mas também para esses veio o Reino de Deus. Jesus chama radical e incondicionalmente: Segue-me. A misericórdia de Jesus manifesta-se a todos, mesmo aos desprezados, como Mateus.
A gratidão é indispensável perante os gestos do amor de Deus, por isso Mateus recebe-o em sua casa.
São Paulo chama a atenção para os perigos de divisão, mesmo entre os cristãos, agravado pelos falsos carismas e erros doutrinais. Esclarece que, na diversidade de membros e funções existe unidade orgânica na Igreja, santificada pela vida, à medida de Cristo.

Monday, September 20

Memória Litúrgica dos Santos André Kim e Companheiros, mártires

Santos André Kim Taegon, Paulo Chang Hasang e Companheiros, mártires
No início do século XVII, por iniciativa de alguns leigos, entrou pela primeira vez a fé cristã na Coreia. Assim se formou uma comunidade forte e fervorosa, sem pastores, quase só conduzida por leigos, até ao ano 1836, durante o qual chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram furtivamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866, surgiram desta comunidade 103 santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero e ardente pastor de almas André Kim Taegon e o insigne apóstolo leigo Paulo Chong Hasang. Os outros são quase todos leigos, homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram com o seu glorioso sangue os florescentes primórdios da Igreja coreana.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3539

Reflexão

Cristo é a luz destinada a iluminar os ínvios caminhos do mundo. Entretanto a sua Pessoa e mensagem passam por uma etapa de penumbra, até à manifestação plena. Também o seu discípulo deverá estar consciente de que ele também é luz. Mistério que não é privilégio de minoria de superdotados, pois está ao alcance de todos. Os membros do novo Povo de Deus. Os seus discípulos na fé e nas obras, herdaram de Cristo a sublime missão de ser luz para o mundo!

Wednesday, September 8

Pensamento do dia: 08-09-2021

Maria é a escada celeste pela qual Deus desceu à terra e os homens sobem a Deus. (São Fulgêncio)

Festa liturgica da Natividade de Nossa Senhora

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=642

Reflexão
A Igreja celebra neste dia a festa da Natividade da Virgem Santa Maria, da descendência de Abraão, nascida da tribo de Judá, da linhagem régia de David, da qual nasceu o Filho de Deus, feito homem por virtude do Espírito Santo, para libertar os homens do pecado. Esta festa, de origem oriental, foi introduzida pelo papa Sérgio I (século VII). Aurora que precede o Sol de justiça, Maria preanuncia a todo o mundo a alegria do Salvador.

Tuesday, September 7

Terça-feira da Semana XXIII do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3528

Reflexão
A escolha dos doze Apóstolos como alicerce da sua Igreja tem relação íntima com as doze tribos do povo de Deus, Israel.
Curioso o facto desta decisão importante ser tomada após uma noite de oração. Depois desce à planície e continua o seu ministério apostólico.
O título de apóstolo, que não foi exclusivo dos doze, é hoje atribuído a todo o cristão, na medida em que serve a missão evangelizadora da Igreja dos nossos dias.

Friday, September 3

Memória litúrgica de São Gregório Magno

São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja
Gregório Magno nasceu em Roma, por volta do ano 540. Tendo seguido a carreira política, chegou a ser nomeado prefeito da Urbe. Abraçou depois a vida monástica, foi ordenado diácono e desempenhou o cargo de legado pontifício em Constantinopla. No dia 3 de setembro do ano 590 foi elevado à cátedra de Pedro, cargo que exerceu como verdadeiro bom pastor no governo da Igreja, no cuidado dos pobres, na propagação e consolidação da fé. Autor e legislador no campo da liturgia e do canto sacro, elaborou um sacramentário que tem o seu nome e constitui o núcleo fundamental do Missal Romano. Deixou escritos de carácter pastoral, moral, homilético e espiritual, que formaram inteiras gerações cristãs, especialmente na Idade Média. Morreu a 12 de março do ano 604.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3525

Reflexão
Jesus afirma a novidade radical do Evangelho face às velhas instituições mosaicas. A questão do jejum aflora já a discórdia entre a jovem Igreja e a velha sinagoga. Jesus serve-Se da imagem esponsal desenvolvida pelos profetas, para Se proclamar o Esposo das novas Bodas de Deus. As imagens do vinho novo e odres novos, manifestam a vida nova do Evangelho do Reino. Trata-se, pois dum novo culto, um novo estilo uma nova vida.
A lei deve estar ao serviço da pessoa humana, e da vida, assim como as estruturas sociais que deverão ser constantemente renovadas.

Thursday, September 2

Quinta-feira da Semana XXII do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3524

Reflexão
Os pescadores assombraram-se ante o poder de Jesus. Deixaram tudo e seguiram-no. Já não interessava pescar mais naquelas águas. Agora seriam pescadores de homens. Jesus assim o dissera. A vocação exige, portanto, uma resposta incondicional e confiante do homem. O deixar tudo é radical. Para levar a Boa Nova até aos confins de mundo. Jesus chamou e confiou uma missão específica. Trocar de barca, de redes, de águas, de lago. A massa ingente da multidão humana, é agora o objectivo de Pedro e seus companheiros. Assim o ordenou Jesus. Tal como a todos os que nele crêem, e recebem o Baptismo.

Wednesday, September 1

Quarta-feira da Semana XXII do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3523

Reflexão
Jesus aparece como o Messias de Deus fazendo muitos milagres. Segundo os sinópticos somariam 30. São João refere outros cinco, para um total de 35. Muitos mais, porém, fez Jesus sempre em libertação do seu povo. Hoje narra-se a cura da sogra de Simão. Também este faz parte da libertação messiânica trazida por Jesus à humanidade. Ele continua a curar hoje, com o seu poder, como adequado meio e testemunho evidente do anúncio da sua Boa Nova às nações.