São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja
Gregório Magno nasceu em Roma, por volta do ano 540. Tendo seguido a carreira política, chegou a ser nomeado prefeito da Urbe. Abraçou depois a vida monástica, foi ordenado diácono e desempenhou o cargo de legado pontifício em Constantinopla. No dia 3 de setembro do ano 590 foi elevado à cátedra de Pedro, cargo que exerceu como verdadeiro bom pastor no governo da Igreja, no cuidado dos pobres, na propagação e consolidação da fé. Autor e legislador no campo da liturgia e do canto sacro, elaborou um sacramentário que tem o seu nome e constitui o núcleo fundamental do Missal Romano. Deixou escritos de carácter pastoral, moral, homilético e espiritual, que formaram inteiras gerações cristãs, especialmente na Idade Média. Morreu a 12 de março do ano 604.
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3525
Reflexão
Jesus afirma a novidade radical do Evangelho face às velhas instituições mosaicas. A questão do jejum aflora já a discórdia entre a jovem Igreja e a velha sinagoga. Jesus serve-Se da imagem esponsal desenvolvida pelos profetas, para Se proclamar o Esposo das novas Bodas de Deus. As imagens do vinho novo e odres novos, manifestam a vida nova do Evangelho do Reino. Trata-se, pois dum novo culto, um novo estilo uma nova vida.
A lei deve estar ao serviço da pessoa humana, e da vida, assim como as estruturas sociais que deverão ser constantemente renovadas.
Dragões Diário 27-08-2024
-
André Villas-Boas recebeu um prémio que reconhece a contribuição do FC
Porto para o aumento das assistências e explicou que os Dragões têm tentado *aproxi...
2 months ago
No comments:
Post a Comment