Friday, July 15

Sexta-feira da Semana XV do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3888

Reflexão
Esta leitura apresenta um exemplo que confirma a doutrina das leituras dos dias anteriores: Deus salva sempre aquele que n’Ele põe a sua confiança. Por outro lado, ela mostra-nos que a oração do homem é escutada por Deus. Sempre? Sempre, mas com o fruto que só Deus, muito mais interessado pelo homem do que ele próprio, sabe conceder.
A lei de Moisés era um guia para Cristo. Jesus, depois, não a destruiu, antes a levou até ao seu pleno cumprimento, porque Ele ultrapassa as figuras que O anunciavam e chega até onde a Lei queria conduzir, que é Ele próprio. Tudo isto foi difícil de ser compreendido pelos seus contemporâneos, como este episódio manifesta.

Thursday, July 14

Quinta-feira da Semana XV do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3887

Reflexão

As prescrições judaicas, ao tempo de Jesus, eram escravizantes, difíceis de suportar. Como também hoje, os legalismos exorbitantes, o cumprimento das regras à risca, ignorando toda a misericórdia. Jesus contrapõe o seu jugo que é suave e fácil de levar. O convite de Jesus, sendo exigente, gera alegria e confiança, liberta e dá nova felicidade aos Seus seguidores. O seu jugo é leve. Não é eliminado, mas sim aligeirado. Ele é manso e humilde de coração, onde os humanos podem encontrar perfeito descanso para as suas vidas.

Friday, July 8

Sexta-feira da Semana XIV do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3882

Reflexão
Jesus prediz as perseguições. O apóstolo dispõe da Palavra do Espírito. Cautela e simplicidade, deverá ser a atitude do discípulo. É preciso conjugar a candura da pomba com a sagacidade da serpente. A perseguição, no entanto, não é um convite a fugir, mas o caminho que leva ao êxito. Este foi o caminho de Jesus e é o caminho do discípulo.