Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=137
Reflexão
São Paulo revê-se nos seus dois discípulos e sente-se feliz pelo dom da fé que lhes é comum, e que neles se tornou a raiz da vida vivida na fidelidade à palavra de Deus, que receberam, e à missão em que foram investidos dentro da Igreja.
Os pregadores do Evangelho são outros tantos precursores do Senhor, porque vão à sua frente a preparar-Lhe o caminho. A sua missão é a daqueles que são enviados; por isso, não vão em nome próprio. O seu anúncio é de paz; por isso, ele só pode ser escutado por homens de paz. O seu trabalho não é para seu proveito; por isso, não procurarão os seus interesses, mas os do reino de Deus, que chegará até através desse mesmo trabalho.
Thursday, January 26
Memória dos Santos Timóteo e Tito, bispos
Tuesday, January 24
Memória de São Francisco de Sales
São Francisco de Sales
Nasceu na Sabóia no ano 1567. Ordenado sacerdote, trabalhou muito pela restauração da fé católica na sua pátria. Eleito bispo de Genebra, mostrou-se verdadeiro pastor do clero e dos fiéis, instruindo-os com os seus escritos e obras, feito modelo para todos. Morreu em Lião a 28 de dezembro de 1622, mas foi sepultado definitivamente em Annecy a 24 de janeiro do ano seguinte
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4049
Reflexão
O que move a Deus não é o sangue, mas o amor, a obediência de Jesus ao Pai, por amor. Jesus abre o círculo do parentesco com Ele, ao dar prioridade aos valores do Reino sobre os da carne. A nova família de Jesus está fundada na obediência filial à vontade do Pai, que prevalece sobre a autoridade paterna: Quem fizer a vontade de Deus é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe.
Thursday, January 12
Quinta-feira da Semana I do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4080
Reflexão
Segundo a Bíblia a lepra incluía diversas doenças da pele, além da doença propriamente dita. O leproso era votado à marginalização total, social e religiosa. Este homem, porém, não se resigna à sua sorte e acode a Jesus. E Jesus cura-o e restitui-o à comunidade de salvação. É assim o amor e a misericórdia de Deus: não tem fronteiras. Através dos discípulos, Ele continua a dar vista aos cegos, a curar os leprosos, a ressuscitar os mortos! Só é preciso ir ter com Ele!
A lepra que aflige hoje o homem é todo o submundo da injustiça, da prostituição e da droga. Perante esta sociedade de consumo que nos oprime e só produz ricos e pobres, o que é que vemos? O descarado passivismo duma sociedade sem alma.
Thursday, January 5
Quinta-feira do Tempo do Natal
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4032
Reflexão
É na caridade fraterna que podemos encontrar o testemunho certo de que somos discípulos de Jesus e de que, com Ele, passámos da morte para a vida, nesta passagem que constitui a nossa Páscoa, como foi a do Senhor. Ele amou até ao fim; assim começa no Evangelho de São João a narração da Páscoa de Jesus.
Os discípulos de Jesus vão aumentando, pela Boa-Nova que corre de um para o outro, e pelo contacto com o Mestre que cada um deles vai experimentando. A última frase deste Evangelho, em que é clara a alusão à visão da escada de Jacob, deixa entrever em Jesus o Medianeiro entre Deus e os homens, bem como a sua intimidade com o Pai.