Wednesday, September 20

Memória dos Santos André, Paulo e companheiros, mártires

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4296

Mártires da Coreia
A fé cristã entrou na Coreia no início do século XVII, conduzida por leigos, sem pastores. Em 1836 chegaram os primeiros missionários, vindos de França, que entraram clandestinamente na região. Nas perseguições dos anos 1839, 1846 e 1866 surgiram desta comunidade cento e três santos mártires, entre os quais se distinguem o primeiro presbítero André Kim Tae-gôn e o leigo Paulo Chông Ha-sang. Esta celebração faz memória de três bispos, oito presbíteros e os restantes leigos: homens e mulheres, casados ou não, anciãos, jovens e crianças, que, suportando o martírio, consagraram, com o seu glorioso sangue, os florescentes primórdios da Igreja coreana.

Reflexão
O mistério da piedade é a obra do Filho de Deus para salvar o mundo. São Paulo celebra esse mistério nesta passagem, que é um verdadeiro hino, onde se cantam os momentos principais dessa obra do Senhor, desde que Ele Se manifestou na carne, pela Encarnação, até que foi exaltado na glória, pela Morte e Ressurreição.
Com uma pequena parábola, Jesus censura a contradição dos que O não escutam, porque se julgam sempre com razões para se furtarem a escutar a palavra de Deus. As razões mais fúteis são sempre suficientes para pessoas fúteis, e acabam por denotar infantilidade de espírito.

No comments: