Wednesday, November 6

Memória de São Nuno de Santa Maria, religioso

 

São Nuno de Santa Maria
Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Santarém (Portugal) a 24 de Junho de 1360. Como Condestável do reino de Portugal, foi militar invencível; mas, vencendo se a si mesmo, pediu a admissão, como irmão leigo, na Ordem do Carmelo. Tinha uma admirável piedade e confiança para com a Santíssima Virgem Maria. Sentia grande satisfação em pedir esmolas pelas portas, desempenhar os ofícios mais humildes na casa de Deus, e mostrou sempre grande compaixão e liberalidade para com os pobres. Morreu no domingo da Ressurreição do ano 1431 (1 de Abril).

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=4773

Reflexão
A fasquia é colocada no máximo! Jesus Cristo não pede um bocado. Ele pede tudo. Para ser discípulo é necessário renunciar a todos os bens. Ele sabe que só é possível um mundo melhor, um mundo menos egoísta e mais solidário e humano, se cada um renunciar às suas coisas, aos seus interesses. É duro! Mas é possível! Quem não for capaz de assumir esta radicalidade, só tem um caminho. Diz Jesus: Não pode ser meu discípulo.

Friday, November 1

Solenidade de todos os Santos

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2275

Reflexão
Celebramos hoje a festa de Todos os Santos. Os santos do calendário litúrgico, os santos anónimos, mas reais. Também celebramos a santidade de Deus, resplandecente nos membros do Seu povo.
A Festa de Todos os Santos é uma das mais formosas e alegres. É triunfo, é esperança, é luz. Céu azul ornamentado com brilhantes estrelas na noite escura do mundo. A Igreja quer que hoje contemplemos o céu vivo de todos os que morreram em Cristo, com este nome bendito nos lábios e a fé no coração. Todos: Os heróis da virtude que brilham como estrelas de primeira grandeza, e os pecadores arrependidos, que por fim entraram no hemisfério da luz e da verdade. A fé cristã apresenta-nos sempre, como meta feliz da nossa peregrinação, a cidade permanente da glória, a luz eterna, o refrigério da paz.