Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5537
Reflexão
São Marcos recolhe ensinamentos em forma de provérbios, síntese da sabedoria humana e da sabedoria divina. A vida cristã é entendida como vocação a ser luz, testemunho e crescimento. Cristo é a luz do mundo, e como Ele todos os cristãos, porque participam da sua luz. Como Cristo ilumina todo o homem que vem a este mundo, assim o cristão deve iluminar. Com a fé, com as obras. O Baptismo é o sacramento de iluminação de toda a vida.
Thursday, January 29
Quinta-feira da Semana III do Tempo Comum
Tuesday, January 27
Terça-feira da Semana III do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5535
Reflexão
Uma vez conquistada a cidade de Jerusalém, David faz dela a capital e introduz na cidade a arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do povo. A arca é conduzida em procissão solene, na qual a repetição dos sacrifícios, as aclamações da multidão e a dança ritual do rei manifestam o sentido religioso, sempre presente no centro da vida daquele povo.
Nem a família de Jesus parece ter, a princípio, compreendido, em toda a profundidade, a sua pessoa e a sua missão. Mas Jesus, sem negar em nada os laços do sangue, proclama a profundidade ainda maior do parentesco espiritual, fruto da comunhão com a vontade de Deus. Por esta comunhão espiritual todos são chamados a entrar na família do Senhor.
Monday, January 26
Memória de São Timóteo e São Tito, Bispos
São Timóteo e São Tito, Bispos
Timóteo e Tito, discípulos e colaboradores do apóstolo Paulo. A eles foram dirigidos as Epístolas chamadas Pastorais, que contêm admiráveis recomendações para a formação dos pastores e dos fiéis.
São Timóteo nasceu em Listra. A sua mãe era hebreia e o seu pai era grego. Colaborou intimamente com São Paulo na evangelização, mantendo por ele um afecto filial. O Apóstolo colocou-o à frente da Igreja de Éfeso.
São Tito, que parece vir do paganismo, tornou-se um cristão de fé sólida e um evangelizador activo e fervoroso. Na carta que lhe é dirigida, aparece-nos como responsável pela Igreja de Creta.
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=140
https://evangeli.net/_family/VI_0126a%20(N).jpg
Reflexão
São Paulo revê-se nos seus dois discípulos e sente-se feliz pelo dom da fé que lhes é comum, e que neles se tornou a raiz da vida vivida na fidelidade à palavra de Deus, que receberam, e à missão em que foram investidos dentro da Igreja.
Os pregadores do Evangelho são outros tantos precursores do Senhor, porque vão à sua frente a preparar-Lhe o caminho. A sua missão é a daqueles que são enviados; por isso, não vão em nome próprio. O seu anúncio é de paz; por isso, ele só pode ser escutado por homens de paz. O seu trabalho não é para seu proveito; por isso, não procurarão os seus interesses, mas os do reino de Deus, que chegará até através desse mesmo trabalho.
Friday, January 23
Sexta-feira da Semana II do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5532
Reflexão
A aliança do Sinai era imperfeita, porque centrava-se na observância de leis exteriores. A Nova Aliança é perfeita porque foi inscrita no coração dos homens e não em tábuas de pedra. A Nova Aliança foi selada entre Deus e o seu Filho Jesus Cristo, com o sacrifício da Cruz, e para sempre.
Com a escolha dos doze, Jesus prepara os pilares do novo Povo de Deus, a sua Igreja, associando-os à sua vida, à sua missão e à sua autoridade e poder. De entre eles, Simão Pedro ocupa o primeiro lugar. Jesus confiou-lhe uma missão única: a de defender esta fé para que nunca desfaleça e de nela confirmar os irmãos. A Unidade dos Cristãos não pode ignorar a pessoa do Papa como sucessor de Pedro.
Tuesday, January 20
Terça-feira da Semana II do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5529
Reflexão
Jesus intervém com a Sua autoridade messiânica: relativiza a lei intocável do sábado, fazendo com que os seus discípulos participem da Sua liberdade e senhorio, pois a lei fez-se para promover o homem e não para o escravizar. É portanto, o homem que dá valor e medida à lei do sábado, pois a religião verdadeira ou é libertadora do homem ou não é religião. A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade só nos vieram por Cristo, que é o sim total a Deus. Assim deverá ser, portanto, o seu discípulo.
Friday, January 16
Sexta-feira da Semana I do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5526
Reflexão
O episódio do paralítico reflecte uma situação real, extensiva a toda a humanidade pecadora. Onde termina a potência humana, começa o poder de Deus. Esse poder delegou-o Jesus aos apóstolos, e, neles à Igreja.
A Igreja continua o perdão de Deus no sacramento da Reconciliação.
No entanto, esse perdão supõe um processo de conversão. Reconhecimento do pecado; a dimensão eclesial do perdão e fé na institucionalização do perdão, dado na Igreja e pela Igreja.
Thursday, January 15
Quinta-feira da Semana I do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5525
Reflexão
Segundo a Bíblia a lepra incluía diversas doenças da pele, além da doença propriamente dita. O leproso era votado à marginalização total, social e religiosa.
Este homem, porém, não se resigna à sua sorte e acode a Jesus. E Jesus cura-o e restitui-o à comunidade de salvação.
A lepra que aflige hoje o homem é todo o submundo da injustiça, da prostituição e da droga.
Perante esta sociedade de consumo que nos oprime e só produz ricos e pobres, o que é que vemos? O descarado passivismo duma sociedade sem alma.
Wednesday, January 14
Quarta-feira da Semana I do Tempo Comum
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5524
Reflexão
Jesus tem actividade intensa e itinerante, curando doentes de toda a espécie, tendo como base a oração. Assim têm de ser os seus discípulos, missionários, também hoje. Ao serviço da humanidade que sofre, que luta e precisa de redenção. Jesus não é curandeiro algum, nem para os discípulos nem para ninguém. Por isso rejeita qualquer tipo de instrumentalização oportunista. Ele quer sentir-se sobretudo solidário com a humanidade que sofre. Por isso carregou com as nossas dores.
Wednesday, January 7
Quarta-feira depois da Epifania
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5515
Reflexão
Os apóstolos tiveram medo porque perderam de vista o horizonte do Mestre. Mas Ele ali está para robustecer a fé e o amor ainda débeis. O amor é próprio dos filhos; o temor é próprio dos escravos.
Os dois são incompatíveis. O temor leva à psicose da insegurança; o amor é entrega livre e confiante ao outro que se revê nos outros. Para o que ama verdadeiramente, o amor é a sua lei. O homem, feito para amar e ser amado, é sempre um mistério de amor.
Monday, January 5
Segunda-feira depois da Epifania
Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=5513
Reflexão
Não basta aceitar passivamente as verdades; é preciso discernir a verdade no mundo da mentira; o mandamento do Senhor é que acreditemos e nos amemos.
Cristo é luz que brilha nas trevas. O Verbo incarnou e fez-Se luz e verdade no mundo; quem guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele.
É Deus quem toma a iniciativa da conversão e Se revela; o homem é quem acolhe livremente esse Deus que Se lhe entrega; a conversão ao amor supõe: renovação das mentalidades; renovação das atitudes; renovação dos critérios de opção; renovação dos compromissos de entrega.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)




