Friday, February 26

Paisagem verde 02

Pensamento do dia: 26-02-2010

O amor e a felicidade são a alavanca das grandes iniciativas, das grandes transformações. e só fazem bem à saúde. Quem ama e é feliz não precisa de ir ao médico.

Wednesday, February 24

Pensamento do dia: 24-02-2010

Rezar é agarrar-se a Deus e misturá-lo nos nossos assuntos.

Capela das Neves

A capela das neves, em honra de Nossa Senhora das Neves, está na origem da freguesia de São Gonçalo. Uma construção que data do século XVI e que foi mandada construir por Catarina de Sá, viúva de João Afonso Mealheiro, um dos primeiros povoadores da Madeira. A capela de Nossa Senhora das Neves chegou a ser a sede da paróquia de São Gonçalo, cujos terrenos inicialmente pertenceram à freguesia de Santa Maria Maior. A capela passou por vários donos, tendo pertencido, em finais do século XIX, a John Blandy, integrando a propriedade conhecida como 'Palheiro Ferreiro'. 
A Capela das Neves deu nome ao sítio, onde actualmente se destaca um importante núcleo de Dragoeiros. E foi a origem da freguesia de São Gonçalo que, entretanto, 'ganhou' uma igreja maior.

Fonte: DN Madeira

PS: Quem tiver mais imagens ou informações sobre esta Capela, por favor envie para o meu mail...

Ecos da Tragédia na Pérola do Atlântico




Alguns ecos da imprensa regional da Madeira sobre os trabalhos de recuperação após a Tragédia que se abateu no passado sábado. Foi triste ver imagens, vídeos da destruição de muitos lugares que conheço tão bem. Agora resta começar a reconstruir tudo de novo para que a Pérola do Atlântico continue com este estatuto. Danyrolândia deixa as suas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas mortais...

Tenho também acompanhado pelo Facebook várias situações e relatos desde a Madeira...

Wednesday, February 17

São Martinho

Por altura da descolonização e antes da criação da freguesia de São Martinho, toda a área da localidade pertenciam à paróquia da Sé. Depois passaram a fazer parte da de São Pedro, ocorrendo o desmembramento em 1579.
As terras circunvizinhas do primeiro núcleo de população que se formou no Funchal foram sujeitas a uma imediata exploração agrícola, tendo-se organizado diversas fazendas povoadas com suas capelas privativas, que deram princípio e origem às novas e futuras paróquias. Foi também isso que aconteceu em São Martinho. Havia ali uma fazenda e capela deste nome, pertencentes a Afonso Anes, o Hortelão, segundo afirma o anotador das Saudades, e foi nela que se estabeleceu a sede da paróquia, criada pelo alvará régio de 3 de Março de 1579.


Fonte: DN MADEIRA

Pensamento do dia: 17-02-2010

Pode-se tudo o que se quer, quando se quer o que Deus quer.

Saturday, February 13

Jovens madeirenses num encontro de Taizé

São jovens do 10.º, 11.º e 12.º ano do Colégio Missionário do Funchal, acompanhados pelo padre António Loureiro e pelo perfeito Emanuel Vítor (dehonianos), que vão participar no grande encontro ibérico de Taizé, durante as férias do Carnaval. A iniciativa, organizada pela diocese do Porto é dedicada ao tema da "Alegria" e vai envolver 39 paróquias e 900 famílias de acolhimento.
Os jovens madeirenses, assim como todos os que são esperados de fora da cidade do Porto, irão ficar em casas de família. Ao todo, são aguardados cerca de seis mil participantes, vindos de Lisboa, Funchal, Coimbra, Algarve, Polónia, Espanha, França e Alemanha, entre muitos outros países europeus.
A participação dos jovens madeirenes neste Encontro, que se inicia no próximo sábado, enquadra-se no plano de actividades anual do Colégio Missionário, onde se calendariza sempre um grande acontecimento. Para o ano prevê-se uma ida até Madrid (Espanha) onde se realizará a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI.
Em declarações ao Jornal da Madeira, os jovens que agora vão ao Porto manifestaram a sua alegria. “É uma oportunidade para se conhecer melhor a vivência de oração de Taizé, em reflexão e partilha com milhares de participantes. E é uma ajuda ao discernimento da nossa vocação religiosa”, disseram com satisfação.
Este encontro ao estilo de Taizé, recorde-se, tem a ver com a comunidade ecuménica internacional fundada em 1940, em França, pelo Irmão Roger, um monge suíço. Nesta comunidade, actualmente, vive também o irmão David, o único português de entre os 100 monges que vivem no mosteiro daquela localidade.


Fonte: Jornal da Madeira

Thursday, February 11

Programa da Visita do Santo Padre a Portugal

11 de Maio de 2010 - Lisboa
11h00 – Chegada ao aeroporto da Portela.
12h45 - Cerimónia de boas vindas, no Mosteiro dos Jerónimos
13h30 - Visita de cortesia ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém
18h15 - Celebração da Missa, Terreiro do Paço

12 de Maio de 2010 - Lisboa 
10h00 – Encontro com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém
12h00 - Encontro com o Primeiro-Ministro, na Nunciatura Apostólica.
16h40 – Partida de helicóptero para Fátima

Fátima
17h30 - Chegada à Capelinha das Aparições
18h00 – Vésperas com padres, religiosos, seminaristas e diáconos na igreja da Santíssima Trindade
21h30 - Recitação do Rosário e a Procissão das Velas. Eucaristia presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado do Vaticano

13 de Maio de 2010 - Fátima
10h00 – Missa da Peregrinação Internacional Aniversária
13h00 - Almoço com os Bispos de Portugal
17h00 - Encontro com os membros de organizações da Pastoral Social, na igreja da Santíssima Trindade
18h45 – Encontro com os Bispos de Portugal, na Casa de Nossa Senhora do Carmo

14 de Maio de 2010 - Fátima 
08h00 – Despedida da Casa de Nossa Senhora do Carmo

Porto
09h30 - Chegada ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia
10h15 – Missa na Avenida dos Aliados.
13h30 – Cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional do Porto,
14h00 – Partida do avião da TAP

Sunday, February 7

Mensagem do Papa para a Quaresma 2010

Foi publicada na passada quinta-feira a mensagem do Papa para a Quaresma (a iniciar-se no próximo dia 17 de Fevereiro).No texto, Bento XVI o Papa começa por definir o conceito de “justiça”, para concluir que “aquilo de que o homem mais precisa não lhe pode ser garantido por lei”. A verdadeira justiça, sublinha, tem origem divina, como afirmou São Paulo: “A justiça de Deus manifestou-se por meio da fé em Cristo”. E para que o homem possa “gozar de uma existência em plenitude, precisa de algo mais íntimo que lhe pode ser concedido somente gratuitamente: poderíamos dizer que o homem vive daquele amor que só Deus lhe pode comunicar, tendo-o criado à sua imagem e semelhança”.
O Papa reconhece que os “bens materiais são úteis e necessários”, pois, “o próprio Jesus se preocupou com a cura dos doentes, em matar a fome das multidões que o seguiam e certamente condena a indiferença que também hoje condena centenas de milhões de seres humanos à morte por falta de alimentos, de água e de medicamentos, mas a justiça distributiva não restitui ao ser humano todo o que lhe é devido. Como e mais do que o pão ele de facto precisa de Deus”, sublinha.
Noutra passagem da sua mensagem, o Santo Padre diz que a “origem do mal” e da “injustiça” está no “coração do homem” e não nas “causas externas”.
É preciso “sair da ilusão de auto-suficiência. Aberto por natureza à livre partilha”, o ser humano “precisa de um Outro para ser plenamente em si mesmo”. Afirma ainda que a verdadeira justiça provém de Deus, através do Evangelho de Jesus Cristo, pelo que “o cristão é levado a contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a própria dignidade de homem e onde a justiça é vivificada pelo amor”.


Fonte: JM