Saturday, February 13

Jovens madeirenses num encontro de Taizé

São jovens do 10.º, 11.º e 12.º ano do Colégio Missionário do Funchal, acompanhados pelo padre António Loureiro e pelo perfeito Emanuel Vítor (dehonianos), que vão participar no grande encontro ibérico de Taizé, durante as férias do Carnaval. A iniciativa, organizada pela diocese do Porto é dedicada ao tema da "Alegria" e vai envolver 39 paróquias e 900 famílias de acolhimento.
Os jovens madeirenses, assim como todos os que são esperados de fora da cidade do Porto, irão ficar em casas de família. Ao todo, são aguardados cerca de seis mil participantes, vindos de Lisboa, Funchal, Coimbra, Algarve, Polónia, Espanha, França e Alemanha, entre muitos outros países europeus.
A participação dos jovens madeirenes neste Encontro, que se inicia no próximo sábado, enquadra-se no plano de actividades anual do Colégio Missionário, onde se calendariza sempre um grande acontecimento. Para o ano prevê-se uma ida até Madrid (Espanha) onde se realizará a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Bento XVI.
Em declarações ao Jornal da Madeira, os jovens que agora vão ao Porto manifestaram a sua alegria. “É uma oportunidade para se conhecer melhor a vivência de oração de Taizé, em reflexão e partilha com milhares de participantes. E é uma ajuda ao discernimento da nossa vocação religiosa”, disseram com satisfação.
Este encontro ao estilo de Taizé, recorde-se, tem a ver com a comunidade ecuménica internacional fundada em 1940, em França, pelo Irmão Roger, um monge suíço. Nesta comunidade, actualmente, vive também o irmão David, o único português de entre os 100 monges que vivem no mosteiro daquela localidade.


Fonte: Jornal da Madeira

No comments: