Wednesday, July 9

Quarta-feira da Semana XIV do Tempo Comum


Liturgia da Palavra

Leitura da Profecia de Oseias (Os 10, 1-3.7-8.12)
Israel era uma vinha exuberante, que produzia os seus frutos. Quanto mais abundantes eram os frutos, mais aumentavam os altares. Quanto mais rica se tornava a sua terra, mais belos eram os monumentos pagãos. O coração de Israel está dividido, mas agora eles têm de pagar: o próprio Senhor derrubará os seus altares, destruirá os seus monumentos pagãos. Então eles vão dizer: «Não temos rei, porque não tememos o Senhor; e ainda que o tivéssemos, que poderia o rei fazer por nós?». Samaria desaparece com o seu rei, como uma palha à tona da água. Serão destruídos os lugares altos da idolatria, que eram o pecado de Israel; espinheiros e cardos crescerão sobre os seus altares. E gritarão às montanhas: «Cobri-nos!» e às colinas: «Caí sobre nós!». – Semeai segundo a justiça e colhereis o fruto da misericórdia; arroteai novas terras, porque já é tempo de procurar o Senhor, até que Ele venha derramar sobre vós a chuva da justiça.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10, 1-7)
Naquele tempo, Jesus chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesus enviou estes Doze, dando-lhes as seguintes instruções: «Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus».


Reflexão
A 1ª leitura de hoje é um aviso e um convite à conversão, porque o Senhor acolherá quem O procurar. O profeta começa por recorrer à imagem da vinha. Israel é semelhante a um agricultor que, tendo enriquecido com os produtos da sua vinha, descambou para o materialismo, para o esquecimento de Deus, e para a idolatria. O povo lamenta-se por não ter um rei como os outros povos, mas o profeta afirma que, sem Deus, Israel está perdido, tenha ou não um rei.
No Evangelho, aparece, pela primeira vez, a lista dos que são aqui chamados os doze Apóstolos que corresponde no Novo Testamento aos doze patriarcas das doze tribos de Israel do Antigo Testamento. O povo de Deus na Igreja é o ponto de chegada do povo eleito que vinha já do Antigo Testamento. O novo povo de Deus tem as características da universalidade, que o número 12 significa. Jesus, novo Moisés, funda o novo povo de Deus, a Igreja. Os Doze são chamados para estarem com o Senhor e ser enviados por Ele aos irmãos, levam em si a própria missão de Jesus, que é também, o Enviado do Pai. Foram chamados pelo nome e confere-lhes o seu poder que se manifesta na vitória sobre as forças demoníacas e na cura de doenças como antecipação e sinal do Reino de Deus.

No comments: