Wednesday, July 2

Quarta-feira da Semana XIII do Tempo Comum


Liturgia da Palavra

Leitura da Profecia de Amós (Am 5, 14-15.21-24)
Procurai o bem e não o mal, para que vivais. Assim, o Senhor, Deus do Universo, estará convosco, como vós dizeis. Detestai o mal e amai o bem, restabelecei a justiça no tribunal. Talvez o Senhor, Deus do Universo, tenha compaixão dos sobreviventes de José. Eu detesto e desprezo as vossas festas, desgostam-Me as vossas reuniões sagradas. Se Me ofereceis holocaustos e oblações, Eu não quero aceitá-los; e para os vossos sacrifícios de animais gordos, nem sequer Me digno olhar. Afastai de Mim o barulho dos vossos cânticos, que Eu não quero ouvir o som das vossas harpas. Mas fazei que o direito corra como as águas e a justiça como rio inesgotável.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 8, 28-34)
Naquele tempo, quando Jesus chegou à região dos gadarenos, na outra margem do lago, vieram ao seu encontro, saindo dos túmulos, dois endemoninhados. Eram tão furiosos que ninguém se atrevia a passar por aquele caminho. E disseram aos gritos: «Que tens que ver connosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?». Ora, perto dali, andava a pastar uma grande vara de porcos. Os demónios suplicavam a Jesus, dizendo: «Se nos expulsas, manda-nos para a vara de porcos». Jesus respondeu-lhes: «Então ide». Eles saíram e foram para os porcos. Então os porcos precipitaram-se pelo despenhadeiro abaixo e afogaram-se no lago. Os guardadores fugiram e foram à cidade contar tudo o que acontecera, incluindo o caso dos endemoninhados. Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus. Quando O viram, pediram-Lhe que Se retirasse do seu território.


Reflexão
O profeta continua a censurar o mau proceder do povo, aos pecados contra a justiça para com os outros que não pode ser substituída por expressões exteriores de vida religiosa, pois que a verdadeira religião começa no coração. Se buscarem a Deus, hão-de viver, porque Deus é o princípio de toda a existência. Detestar o mal, amar o bem, permite viver na presença do Senhor.
O culto que Deus exige de nós é uma vida em consonância com a sua vontade, com a sua justiça, com a sua generosidade. O importante é buscar o bem e não o mal.
O importante deste Evangelho é o triunfo de Jesus sobre os demónios. Realizando o exorcismo, em terra pagã, Jesus antecipa a vitória do seu Mistério Pascal do fim dos tempos, que há-de pôr termo a toda a acção demoníaca sobre os homens remidos com o seu sangue. O episódio descreve um encontro de Jesus com os habitantes de Gádara que não crêem e rejeitam-no.
Endemoninhado não significa necessariamente uma possessão diabólica, pode ser doença mental. Jesus cede ao desejo dos gadarenos, porque o Evangelho não é imposição, mas proposta e convite. O milagre é sinal de que o Reino de Deus chegou.

No comments: