Sunday, June 26

Domingo XIII do Tempo Comum



Reflexão
O texto do Evangelho deste último domingo de Junho centra-se no “como” seguir Jesus, preparado com o relato da vocação de Eliseu no texto da primeira leitura.
Seguir Jesus não é pôr-se numa fila de pessoas que vão atrás Dele como se Jesus fosse um bom companheiro de viagem ou de caminhada.
Seguir Jesus é procurar o Reino de Deus, é responder à mensagem de Jesus: “Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo”.
Seguir Jesus consiste em não percorrer o caminho fácil e boémio das coisas deste mundo. Jesus não tinha “onde reclinar a cabeça” mas dará descanso a todos aqueles que andarem cansados por causa do Reino (Mt 11, 28).
Seguir Jesus consiste em não lançar um olhar com saudade para as coisas que se deixaram para ir com Ele. Quem assim procede, está apto para o Reino de Deus.
Seguir Jesus é responder ao seu chamamento, ou seja, ter mãos e coração livres para estar disponível para anunciar por todo o mundo o Reino de Deus.
Seguir Jesus é sentir que fomos escolhidos por Ele para anunciar a mensagem do Evangelho. Como Eliseu que, ao receber o manto de Elias como profeta, foi capaz de seguir, cumprindo a sua missão, assim também quem segue Jesus, reveste-se de Cristo e é testemunha do Reino de Deus.
Seguir Jesus implica deixarmo-nos guiar pelo Espírito Santo, procurando o Reino de Deus como o maior tesouro onde deveremos colocar o nosso coração.
Entretanto, já começamos o Verão, tempo de descanso, de passeio, de praia, de um maior convívio familiar, de repouso, de retemperar as forças, de festas, de encontros. Não esqueçamos o encontro e a festa com Deus e a atenção àqueles que nos rodeiam.
Bom Verão na companhia de Deus!

No comments: