Wednesday, February 28

Quarta-feira da Semana II da Quaresma

Jesus sobe a Jerusalém consciente daquilo que lá O espera. Pela terceira, vez fala aos discípulos da sua paixão. Os discípulos não conseguem compreender e aceitar tais perspectivas e preferem cultivar as de sucesso e poder e Jesus explica-lhes o sentido da sua missão e o sentido do seguimento que lhes propõe. Quem aspira aos lugares mais elevados no Reino, terá que, como Ele, estar pronto a expiar o pecado do mundo. Ele é o Filho de Deus, veio para servir como o Servo de Deus, oferecendo a sua vida em resgate para que os homens, escravos do pecado e sujeitos à morte, sejam libertados.

Tuesday, February 27

Terça-feira da Semana II da Quaresma


Reflexão
O culto a Deus deve traduzir a conversão pessoal e comunitária, tanto no antigo como no novo Testamento. A verdade tem um caminho, e só quem o segue, tem a salvação de Deus.
A interiorização religiosa foi um processo lento na vida do povo de Israel e também na nossa. O que está em causa é a conversão de todos nós.
Todo o crente sente a tentação de um sistema de mentira, ou então de se circunscrever à observância do estritamente legal. O muito que falta por converter no nosso coração! A coerência de uma vida de testemunho.

Monday, February 26

Segunda-feira da Semana II da Quaresma


Reflexão
Daniel ora em nome de todo povo arrependido. A resposta de Deus é a libertação final do povo.
Deus está sempre disposto a perdoar. Temos de aprender a linguagem do perdão. O homem só é grande quando reflecte em si a imagem do Deus Santo que leva dentro.
Urge crescer na estatura espiritual, mediante o amor que perdoa. Todos somos pecadores, todos precisamos de perdão, e por isso, deveremos perdoar sempre.

Friday, February 23

Sexta-feira da Semana I da Quaresma


Reflexão
Deus aposta sempre na vida. Ele não quer a morte de ninguém; só quer que o pecador se converta e viva, e dá sempre uma segunda oportunidade. A nova justiça do Reino de Deus ultrapassa todo o formalismo exterior e atinge o mais profundo do ser humano.

Thursday, February 22

Pensamento do dia: 22-02-2018

A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram. (Adam Smith)

Festa litúrgica da Cadeira de São Pedro, Apóstolo


Reflexão
Pedro é Cabeça do Colégio Apostólico e Mestre supremo da verdade. O papa, sucessor de Pedro, é o fundamento perpétuo e visível da unidade da Igreja, o sacramento perene dessa unidade.
Foi essa a vontade de Cristo, e para isso deu-lhe a Sua própria autoridade e segurança. Aceitar o ensinamento do Papa é a melhor maneira de honrar a Cátedra de Pedro. A sua missão, cuidar do Rebanho.
Esta Festa de São Pedro significa a Unidade da Igreja. Cristo, pedra viva, garante à sua Igreja, edificada sobre Pedro, a vitória sobre os poderes da morte.

Wednesday, February 21

Pensamento do dia: 21-02-2018

A ambição é a riqueza dos pobres. (Marcel Pagnol)

Quarta-feira da Semana I da Quaresma


Reflexão
Os conterrâneos de Jesus fogem à conversão; por isso Jesus põe em confronto a sua atitude com a atitude dos que ouviram a pregação de Jonas e converteram-se.
Urge, portanto, acolher com ânimo contrito e humilde o convite de Deus à conversão. Esta não se baseia em milagres publicitários, mas na aceitação do grande sinal de Deus que é Jesus. Deus respeita a liberdade humana. Ele quer opções livres e não servilismo de escravos! Os sinais da conversão evangélica são: aceitação serena da cruz de cada dia; coerência com a nossa opção baptismal; ruptura com tudo o que é contrário aos critérios do Evangelho; a prova duma vida de testemunho, de comunhão com Deus e com os irmãos.

Tuesday, February 20

Terça-feira da Semana I da Quaresma


Reflexão
O perdão é resposta concreta à Palavra da Deus. A oração não é palavreado barato e sem sentido. Jesus apresenta o Pai-nosso como o modelo de oração partilhada. É resposta de fé ao Deus que nos fala por Cristo. O perdão das ofensas é caminho de Quaresma. Deus é nosso Pai. O Pai de todos, por adopção. Somos filhos pela fé, pelo baptismo e pelo espírito de filiação. A fraternidade universal fundamenta-se na Paternidade de Deus. Daí, as condições essenciais para a reza do Pai Nosso.

Monday, February 19

Pensamento do dia: 19-02-2018

A alma que caminha no amor não cansa nem se cansa. (São João da Cruz)

Segunda-feira da Semana I da Quaresma


Reflexão
A definitividade é o tema desta parábola de Jesus. No final, quando tudo estiver consumado e já não houver mais possibilidade de mudança, o Senhor surgirá sentado no seu trono e julgará. Olhará para as suas ovelhas, isto é, para aqueles que durante a vida disseram ser seus discípulos, identificando neles os sinais que os apresentam como filhos e filhas de Deus. O grande sinal é o amor ao próximo traduzido em gestos quotidianos de amor ao próximo. Aqueles em quem estes sinais não sejam visíveis é porque preferiram outros caminhos. Tiveram todas as oportunidades e não se compadeceram. Continuarão por outro caminho.

Friday, February 16

Pensamento do dia: 16-02-2018

A alegria não está nas coisas, mas em nós. (Wagner)

Sexta-feira depois das Cinzas


Reflexão
O formulismo religioso e hipócrita é alvo de denúncia. Jejuns e ritos sem justiça, são pura magia. A prática religiosa deve supor, como conteúdo, as disposições do coração.
A Igreja mantém o jejum apenas duas vezes ao ano: na Quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira Santa.
É preciso fazer jejum no egoísmo, na auto-suficiência, na intolerância, no consumismo, no ódio, para dar passo ao amor e à confraternidade universal. A penitência quaresmal é sobretudo partilha dos bens materiais e espirituais, com os mais pobres!

Thursday, February 15

Quinta-feira de Cinzas

Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1922

Reflexão
Israel encontra-se ante o dilema: servir o Senhor ou servir a idolatria. Tal alternativa supõe liberdade e opção amadurecida e tem consequências diferentes. A condição para seguir a Cristo é perder a vida para a poder ganhar. O ponto de referência na caminhada da conversão, é a Páscoa. O caminho da Quaresma tem importância vital na conversão pessoal, numa dimensão comunitária. Entregar-se a Cristo é salvar a Vida.

Wednesday, February 14

Quarta-feira de Cinzas


Reflexão
Quatrocentos anos antes de Cristo, já o profeta Joel apela dramaticamente ao seu povo: Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus. A conversão do coração é, portanto, fundamental e urgente. A Quaresma é um tempo favorável para a reconciliação com Deus e com os irmãos. Essa fidelidade a Deus exprime-se também pela esmola, a oração e o jejum.

Tuesday, February 13

Terça-feira da Semana VI do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/vi-semana-terca-feira-tempo-comum-anos-pares0/

Reflexão
Entre os judeus, o fermento era considerado como princípio de corrupção. Por isso a Páscoa era celebrada com pães ázimos, e o próprio Jesus aproveita a circunstância para chamar a atenção para o fermento dos fariseus e de Herodes.
Na Páscoa cristã, Cristo é celebrado como o fermento do homem novo, em contraposição ao fermento corrosivo dos fariseus.
A multiplicação dos pães apresenta-se como sinal de que Jesus é o Messias, apesar dos Apóstolos ainda não compreenderem o seu significado. Jesus revela ser Ele mesmo a incarnação do Reino messiânico que todos esperam.
O fermento da corrupção e da maldade, deve dar lugar aos pães ázimos da sinceridade e da verdade.

Monday, February 12

Segunda-feira da Semana VI do Tempo Comum



Reflexão
Mesmo depois de ter feito muitos milagres, os fariseus pedem um sinal a Jesus! Velha atitude do homem que tenta a Deus! O sinal, porém, é a humilhação suprema da Cruz!
Também hoje é preciso um sinal: nem exotismo milagreiro nem socialismos radicais, nem violências revolucionárias; apenas a doação total no serviço do homem, com a única bagagem da Sua Palavra.

Thursday, February 8

Quinta-feira da Semana V do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=1906

Reflexão
A mulher siro-fenícia acaba com o monopólio que os judeus aspiravam para si sobre a Salvação. Nela se abre à universalidade a mensagem da Salvação. Ela contentar-se-ia com as migalhas. Mas Cristo faz-se o milagre solicitado, atendendo à sua fé. Sempre houve bons pagãos ao lado de maus crentes. Só pela fé se pode entrar no novo Povo de Deus. Com a sua persistência, ela é modelo de oração. As condições para uma oração eficaz são: fé, confiança e perseverança.

Friday, February 2

Festa litúrgica da Apresentação do Senhor

Liturgia da Palavra - http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=220

Reflexão
Quarenta dias após o nascimento de Jesus, em obediência à lei de Moisés, Maria leva o Menino ao templo para ser oferecido ao Senhor. Na Apresentação do Senhor começa o mistério de sofrimento, que atingirá o seu ponto culminante no Calvário, quando Jesus oferecer o Seu Sangue como sinal da nova e definitiva Aliança. Ao oferecer Jesus, Maria oferece-Se também com Ele, ela estará sempre ao lado de Jesus, dando a Sua colaboração para a obra da Redenção.