Friday, October 4

Memória litúrgica de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis
Nasceu em Assis, no ano 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu-se a Cristo, renunciou a todos os bens paternos e entregou se inteiramente a Deus. Abraçou a pobreza para seguir mais perfeitamente o exemplo de Cristo e pregava a todos o amor de Deus. Formou os seus companheiros com normas excelentes, inspiradas no Evangelho, que foram aprovadas pela Sé Apostólica. Fundou também uma Ordem de religiosas e uma Ordem Terceira para seculares; e promoveu a pregação da fé entre os infiéis. Morreu em 1226.  


Reflexão
O Livro de Baruc fala-nos dos sentimentos do povo de Deus durante o exílio. A sua humilde oração pode ser também a de nós todos, povo salvo, mas que continua pecador, oração que é um verdadeiro acto de contrição de quem sabe reconhecer que tudo o que sofre é consequência dos seus pecados. Este povo sente-se solidário na história passada feita de promessas divinas e de pecados do povo. O povo não correspondeu à generosidade de Deus, revoltou-se e desobedeceu e por isso, confessa as suas culpas e reconhece a inocência e a justiça de Deus.
Jesus chamava a atenção das cidades que não tinham prestado atenção à pregação dos seus enviados; e chama-nos a nós a escutarmos todos aqueles que nos fazem chegar a mesma mensagem de salvação. É a sua própria mensagem que nos chega através dos seus mensageiros. A condenação das três cidades deve ser entendida a vários níveis: Jesus sublinha que estas cidades não acolheram a Palavra pregada por Ele e o apelo à conversão; Jesus realça o abandono dos seus e dá-se conta da hostilidade do povo; Jesus prevê que o Evangelho ultrapasse as fronteiras da Galileia e que chegue a todos os povos, enquanto as cidades que ouviram a sua pregação permaneçam fechadas. Este evangelho é um aviso para todos aqueles que se excluem da graça do Senhor e caem na hipocrisia e na resistência.

No comments: