Tuesday, August 11

Memória litúrgica de Santa Clara, Virgem

Santa Clara, virgem
Clara nasceu em Assis, no ano 1193. Imitando o exemplo do seu concidadão Francisco, seguiu o caminho da pobreza e fundou a Ordem monástica das Clarissas. A sua vida foi de grande austeridade, mas rica em obras de caridade e de piedade. Foi buscar à sua fé eucarística uma força extraordinária que a tornou destemida, mesmo perante as invasões dos sarracenos, em 1230. Morreu no dia 11 de agosto de 1253.

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3034
 
Reflexão
O profeta, por meio de uma acção simbólica, recebe a missão de anunciar ao povo a palavra de Deus. Ele tem de assimilar primeiro essa palavra para depois a poder anunciar. Essa palavra é cheia de doçura e suavidade. Para a comunicar é preciso, primeiro, alimentar-se dela. A protecção que Deus sempre prestou a Moisés continuará agora a dá-la a Josué; um e outro, anunciam a futura salvação trazida ao povo de Deus por Jesus, seu Filho. O carisma profético é um dom absolutamente gratuito de Deus. O profeta não é chamado a repetir a palavra de Deus, mas a repropor o que recebeu d´Ele, a repensar a traduzir por palavras suas, a palavra de Deus. Só assim a mensagem divina pode chegar aos homens numa linguagem que eles entendam.
No Evangelho de São Mateus, começamos a ler o discurso de Jesus sobre a regra da vida comunitária da Igreja. Antes de mais, é preciso fazer-se pequeno como uma criança e defender e respeitar os outros na sua humildade, para se poder viver com verdadeiro espírito de comunidade. Os pequeninos são modelo para os discípulos, porque são dóceis e não se levantam contra quem os ensina.
Jesus mostra-lhes o que realmente tem mais valor diante de Deus e ensina uma nova forma de vivência em comunidade. A criança precisa de tudo, depende dos grandes. O discípulo deve ser como a criança, converter-se mudar de mentalidade e de comportamento. Deve saber abaixar-se e não tentar empoleirar-se nos primeiros lugares. Deve também acolher os pequeninos e não os desprezar, porque têm a dignidade do Senhor, são seu sacramento. Há que procurá-los, para que nenhum se perca. Deus estará sempre ao nosso lado para nos ajudar e quer que todos cheguem ao conhecimento da verdade. Para isso, temos a sua Palavra eu olhei e vi uma mão estender-se para mim: tinha um livro em forma de rolo. Precisamos ler as Escrituras, aprofundá-las e vivê-las.

No comments: