Monday, March 6

Deus caritas est

Ontem estive na organização dum retiro… O tema era Deus é amor baseado na encíclica Deus caritas estdo Papa Bento XVI.
Acho que é uma encíclica muito interessante que aborda o tema do amor, vocábulo já muito gasto mas que tem um significado mais vasto e mais complexo que aquele que nós, muita vezes, damos.
Realço a tríplice dimensão do amor: ágape, filia e eros. Muitas vezes, reduz-se amor à terceira dimensão. Isso é uma noção muito material e não corresponde muito àquilo que deverá ser o amor por excelência.
Não sei se Bento XVI fez de propósito, mas pouco fala da filia. Realça mais a ágape como grande dimensão amorosa do homem e a concretização disso na caridade para com o próximo, bem como o amor a Deus como máximo mandamento do amor.
A primeira parte a encíclica é mais histórica e teológica uma vez que aborda o amor cristão na história da salvação. A segunda fala sobre as várias expressões da Igreja na caridade ao próximo.

Numa primeira vista, parece ser um documento complexo e muito denso, mas ao longo da leitura, o leitor é capaz de acompanhar o pensamento do Papa. A primeira parte é um suporte teológico mais denso, que requer uma iniciação ou no mínimo algumas chaves de leitura. A segunda, lê-se bem e é muito concreta.
Acho que é um bom documento e poderá ser encarado como projecto do Santo Padre para o seu pontificado.

Aqui fica o link para a encíclica de Bento XVI:
http://www.ecclesia.pt/deus_caritas_est.htm

Vivat Cor Jesu

No comments: