Friday, May 24

Sexta-feira da Semana VII do Tempo Comum


O primeiro conselho do sábio é que falemos bem aos outros, se quisermos ter amigos. Também é preciso saber escolher os amigos. Os verdadeiros amigos, os amigos íntimos devem ser bem seleccionados: há amigos que o são enquanto recebem favores, almoços e jantares grátis. O verdadeiro amigo há-de ser provado na sua fidelidade, na sua capacidade de continuar próximo de nós quando surge a tribulação. É esse amigo fiel que constitui para nós um tesouro, a cujo valor nada se iguala.

Os fariseus, para Lhe armarem uma cilada, citam a Jesus a permissão de o homem poder repudiar a esposa. Mas Jesus, partindo daquela permissão, apela para a palavra que fundamenta o próprio matrimónio; e retoma-a para reconduzir a visão do matrimónio à sua ordem original. As desordens dos homens não podem invalidar a ordem que vem de Deus.

1 comment:

Tânia Silva said...

As verdadeiras amizades são descobertas quase sempre nas nossas maiores tempestades. Mas a verdade, é que o Ser Humano (onde me incluo) tem que trabalhar muito para aprender o verdadeiro significado de amizade. É que este, quando experimentado verdadeiramente se mistura com amor, e isso só consegui ver em Cristo e em raras pessoas ao longo dos séculos. A nossa santidade ainda tem que ser muito trabalhada. Contudo, e agora citando César "mantêm os teus amigos próximos, mas os inimigos ainda mais". Não quero com isto dizer que devemos redobrar a nossa vigilância para quem nos quer mal, mas sim mante-los próximos, para que um dia, a gente saiba lidar com aquilo que nos doí. Não foi esse a máxima que Cristo nos deixou? =)

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".


Excelente post e reflexão sobre a amizade e os nossos compromissos enquanto Ser Humanos para com os outros.