Thursday, July 25

Festa de São Tiago, Apóstolo


A liturgia aplica ao apóstolo Tiago o que Paulo diz a partir da sua própria experiência: Trazemos sempre no nosso corpo a morte de Jesus. Há uma mensagem que começa em Jesus, passa de Jesus a Paulo, de Paulo a Tiago e assim sucessivamente, ao longo da história, formando uma corrente de testemunhas e de mártires. Quem recebe a graça de derramar o sangue por amor de Cristo e dos irmãos pode dizer que leva em si a morte de Cristo, mas também quem vive serenamente a radicalidade evangélica no seu dia-a-dia.

Mateus parece usar de uma fina ironia ao narrar o episódio do Evangelho de hoje. Facilmente desculpamos a mãe, que quer o melhor para os filhos. Mas já não somos tão compreensivos para com os dois irmãos que se declaram prontos a beber o cálice com Jesus. Mas Jesus, transformando a hipótese em profecia, prediz a morte que Tiago irá padecer por causa da sua radical fidelidade ao Mestre e ao Evangelho, e aproveita para dar uma lição de humildade útil a todos, também outros apóstolos irritados e desdenhosos.

São Tiago nasceu em Betsaida; era filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João. Esteve presente nos principais milagres do Senhor. Foi morto por Herodes cerca do ano 42. É venerado com culto especial em Compostela, onde se ergue a célebre basílica a ele dedicada, que atrai desde o século IX inumeráveis peregrinos de toda a cristandade. Anos mais tarde, S. Tiago foi o primeiro dos Apóstolos a dar a vida pela Evangelho. O Senhor sabia que poderiam imitar a sua paixão e, no entanto, pergunta-lhes, porque as coisas de muito valor não se conseguem a não ser por um preço muito elevado.

No comments: