Wednesday, August 13

Quarta-feira da Semana XIX do Tempo Comum


Liturgia da Palavra

Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 9, 1-7; 10, 18-22)
Eu ouvi o Senhor bradar com voz forte: «Aproximai-vos, flagelos da cidade, cada um com o seu instrumento de morte na mão». E do pórtico superior que dá para o norte saíram seis homens, trazendo cada um na mão o seu instrumento de morte. No meio deles estava um homem vestido de linho, com um estojo de escriba à cintura. Aproximaram-se e pararam junto do altar de bronze. A glória do Deus de Israel elevou-se dos querubins em que poisava e dirigiu-se para o limiar do templo. Depois chamou o homem vestido de linho, que trazia à cintura o estojo de escriba. Disse-lhe o Senhor: «Vai pela cidade, percorre Jerusalém e assinala com uma cruz na fronte os homens que gemem e se lamentam por causa das abominações que nela se praticam». Depois, ouvi o Senhor dizer aos outros: «Percorrei a cidade atrás dele e feri sem piedade e sem compaixão: velhos, novos, donzelas, crianças e mulheres, matai-os, exterminai-os a todos. Mas não toqueis naqueles que foram assinalados com a cruz. Começai pelo meu santuário». E eles começaram pelos anciãos que estavam diante do templo. A seguir, ordenou-lhes: «Profanai o templo, enchei de cadáveres os seus átrios e saí». Eles saíram e continuaram o massacre na cidade. A glória do Senhor deixou o limiar do templo e pairou sobre os querubins. Os querubins abriram as asas e elevaram-se do solo à minha vista, elevando-se as rodas com eles. Pararam à entrada da porta oriental do templo do Senhor e a glória do Deus de Israel pairava sobre eles. Eram os seres vivos que eu tinha visto sob o Deus de Israel, nas margens do rio Quebar, e reconheci então que eram querubins. Cada um tinha quatro faces e quatro asas e, debaixo das asas, uma espécie de mãos humanas. As suas faces eram semelhantes às que eu vira nas margens do rio Quebar. Cada um seguia sempre em frente.

Salmo 112 (113), 1-2.3-4.5- 6 (R. 2)
Refrão: A glória do Senhor está acima dos céus.

Louvai, servos do Senhor,
louvai o nome do Senhor.
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e para sempre.

Desde o nascer ao pôr-do-sol,
seja louvado o nome do Senhor.
O Senhor domina sobre todos os povos,
a sua glória está acima dos céus.

Quem se compara ao Senhor nosso Deus,
que tem o seu trono nas alturas
e Se inclina lá do alto
a olhar o céu e a terra?


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 18, 15-20)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te escutar, terás ganho o teu irmão. Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja; e se também não der ouvidos à Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu. Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus. Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles».


Reflexão
Diante dos pecados de idolatria praticados pelo povo de Jerusalém, Deus envia-lhe um castigo terrível, mas poupa os inocentes. Estes foram marcados na fronte com uma letra em forma de cruz. Não era ainda a cruz cristã, mas podia desde já anunciá-la. O profeta Ezequiel testemunha os desacatos e as profanações realizadas no templo, a condenação da cidade e a salvação dos que permaneceram fiéis. O castigo da cidade pecadora começa com a acção dos seres misteriosos, que percorrem a cidade para exterminar os pecadores, a começar pelos anciãos do templo. Segundo o princípio da retribuição pessoal, cada um é tratado pelo que é e pelo que faz. Mas não é Deus que pune, são os acontecimentos humanos que recaiem sobre quem os provoca.

O Evangelho de hoje tem em vista a vida da comunidade cristã, onde podem acontecer momentos de pecado. A orientação que o Senhor deixa é a correcção fraterna. Os poderes conferidos a Pedro, como chefe da comunidade, atingem também os outros membros da comunidade, que se devem saber reconciliar uns com os outros, sempre que nascerem discórdias. Apresenta um itinerário que leva ao perdão: aproximar do pecador, a sós; repreendê-lo diante de duas ou três testemunhas; interpelá-lo na assembleia. O irmão só pode ser condenado quando teimar permanecer no mal, recusando a conversão e o perdão.

No comments: