Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2891
Reflexão
A primeira leitura apresenta a toda a comunidade de Israel o mandamento da santidade. Deus é o Totalmente Outro, radicalmente diferente do que é o homem. Mas quere-o participante da sua santidade. Depois deste mandamento, seguem algumas normas de moral pessoal e social. O respeito pela santidade de Deus deve inspirar o respeito pelo próximo, particularmente pelos mais fracos e os deficientes. Às exortações negativas: Não fareis isto ou aquilo…, seguem exortações prepositivas destinadas a construir uma sociedade humana mais fraterna: amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor pelos outros, fundamentado em Deus, edifica a comunidade humana na santidade.
Reflexão
A primeira leitura apresenta a toda a comunidade de Israel o mandamento da santidade. Deus é o Totalmente Outro, radicalmente diferente do que é o homem. Mas quere-o participante da sua santidade. Depois deste mandamento, seguem algumas normas de moral pessoal e social. O respeito pela santidade de Deus deve inspirar o respeito pelo próximo, particularmente pelos mais fracos e os deficientes. Às exortações negativas: Não fareis isto ou aquilo…, seguem exortações prepositivas destinadas a construir uma sociedade humana mais fraterna: amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor pelos outros, fundamentado em Deus, edifica a comunidade humana na santidade.
O texto de Mateus está na linha da tradição apocalíptica bíblica e judaica: é uma revelação relativa às coisas últimas, ao juízo universal. Nela aparece o Filho de homem, figura simultaneamente humana e celeste e que tem um papel fundamental na instauração do reino de Deus e na recondução dos eleitos para Deus. Jesus identifica-se com esta personagem gloriosa. Ele virá encerrar a história, e assumir a realeza que foi escondida no tempo.
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