Thursday, July 22

Festa litúrgica de Santa Maria Madalena

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=36

Reflexão
Maria Madalena é uma personagem feminina do Novo Testamento, natural de Magdala e foi uma das mulheres que acompanhou Jesus e que a libertou de sete demónios. Assistiu à crucifixão e à deposição de Cristo e mereceu ser a primeira a ver o Redentor ressuscitado de entre os mortos na madrugada do dia de Páscoa. O seu culto difundiu-se na Igreja a partir do século XII.
O livro do Cântico dos Cânticos, não só consagra o amor entre o homem e a mulher, mas é a expressão simbólica do amor de Deus pelo seu povo. Também aquele e aquela que têm sede de Deus experimentam longas noites de silêncio, de incompreensível ausência e reacende-se o desejo de Deus, mais ardente. É preciso perseverar na ânsia de encontrar a Deus, pedir ajuda e conselho a quem possa ajudar a encontrá-lo, sabendo que Ele é maior do que os nossos desejos e do que aqueles que nos ajudam a procurá-lo. Se não desistirmos de O procurar, Ele aparecerá quando e onde menos O esperarmos.
Maria de Magdala, com o seu ardente amor por Jesus, fiel, reverente, um amor que não sabe e não quer estar longe d’Aquele que ama e que O procura mesmo depois da morte. Ela é símbolo da Igreja/Esposa e de toda a alma que procura a Cristo. O Senhor Ressuscitado deixa-se encontrar por quem O procura, mas só O reconheceremos quando Ele nos chamar pelo nome. O encontro encher-nos-á de alegria e far-nos-á viver uma vida nova transfigurada pelo Senhor. Os nossos esforços são precisos, mas não são suficientes para encontrar Jesus. A fé é um dom, uma graça e há que procurar persistentemente na oração. Ao encontra-Lo poderemos dizer Vi o Senhor! e dar testemunho d’Ele como Madalena. Quem conheceu a longa noite da espera tornou-se testemunha eficaz da Ressurreição do Senhor. Peçamos, por intercessão de Santa Maria Madalena, a graça de reconhecer a presença de Cristo Ressuscitado nos momentos mais dolorosos da nossa vida. Que a nossa tristeza se converta em alegria e que o Senhor nos dê coragem para comunicar aos outros a alegria de acreditar.

No comments: