Wednesday, July 21

Quarta-feira da Semana XVI do Tempo Comum

Liturgia da Palavra - https://www.dehonianos.org/portal/tempo-comum-anos-impares-xvi-semana-quarta-feira0

Reflexão
Depois da passagem do Mar Vermelho, começa a travessia do deserto. Ela vai ser um tempo de grande provação, em que estão sempre em contraste, por um lado, a falta de fé e os pecados do povo, e, por outro, a misericórdia e o poder de Deus. O povo murmura por se julgar condenado a morrer de fome; mas logo Moisés intercede junto de Deus e Ele envia-lhes o pão do céu, o maná, como a nós hoje a Eucaristia, o verdadeiro Pão do Céu.
Começamos hoje a ler a passagem do Evangelho de São Mateus consagrada às parábolas, ou seja, a uma catequese feita a partir da contemplação da natureza e dos trabalhos em que os homens se ocupam. Ouvimos hoje a parábola do semeador, como que a preparar o terreno para a boa colheita da sementeira que o próprio Senhor vai fazer. A vitalidade está na semente, mas é preciso que o terreno onde ela vai ser semeada esteja preparado.
Jesus deixa as sinagogas e passa a ensinar ao ar livre e de forma itinerante, mostrando que toda a conjuntura serve para o anúncio do Reino. Hoje é a bordo dum pequeno barco. A parábola do semeador é uma das quatro de contraste: uma pequena semente, ao princípio, mas um êxito rotundo, no final. Assim é o final do ministério apostólico de Jesus, ao serviço do Reino.

No comments: