Monday, February 20

O meu 1º post

Finalmente publico o meu blog. Já estou a adiá-lo há muito tempo.
Procurarei lançar algumas reflexões e alguns pontos de vista.
Falarei um bocado de tudo aquilo que me rodeia.
Um dos assuntos mais comentado nos últimos dias é a questão dos cartoons árabes e afins. É um assunto delicado e por vezes dá-se muita importância…
Porque será que nós (europeus ocidentais) deveremos ser sempre os tolerantes? E eles? Nem uma vez sequer? Fundamentalistas quanto mais longe melhor. Só eles e os Super Dragões. Nunca gostei nem de beatos nem de ultra-liberais. O meio-termo é o melhor. Não quero ofender ninguém. A questão não é colocada a todos os árabes do mundo…
Anselmo Borges, padre e filósofo, disse no Diário de Notícias do dia 12 de Fevereiro, uma coisa que estou em absoluto acordo. Os cartoons são apenas comédia das imagens que fazemos da religião. Religião verdadeira é aquela que transcende as nossas ideias pré-definidas e bastante físicas e materiais.
O Islão é muito mais que Maomé com aquela toalha enrolada na cabeça, Cristo é mais que Aquele rapazito que tinha uma maneira diferente e engraçada de proceder e falar, Abraão é muito mais que aquele velhote que bazou do Iraque (conheço este país de algum lado), o Buda é muito mais que aquele gajo que andava de pijama. Mencionei apenas os nomes mais importantes para realçar a ideia de que a religião é algo mais profundo do que simples experiência humana.
Se brincamos e gozamos com tudo o que rodeia a vida humana, não podemos divertirmo-nos sobre algumas coisas religiosas? Ao fim ao cabo, não estamos a pôr em causa a fé de ninguém, apenas a gozar com a parte material das coisas.
Vi um cartoon que mostrava Deus a caricaturar-nos. Este cartoon simboliza a minha ideia acerca deste assunto. A religião é vivência humana e como tal também tem os seus disparates. O essencial é acreditar e viver consoante a vontade de Deus e não se deixar abater por coisas insignificantes.
A questão das cruzes nas escolas, também foi muito debatida ultimamente. Deixo apenas uma ideia: a mim incomoda-me o laicismo e a falta de valores enquanto que para outros incomoda aqueles objectos que estão por cima do quadro.
Efim!!! Também tudo o que é da religião incomoda, não é pseudo-agnósticos??? (pseudo-agnósticos são aqueles que são anti-religião, principalmente a católica).
Vocês sabem do que estou a falar!!!
Pensem nisto… TENHO DITO!!!!


NÃO DIZES NADA, MEU BADOCHAS???!!!

4 comments:

Anonymous said...

Abriste em "grande" o blog. Gostei do k escreveste sobre o assunto k ultimamente anda a dar polémica...a mais. Concordo contigo em várias coisas. PArabéns, muito bem escrito.Conciso e eficaz;)Jinhos

Drakonyaz said...

Tema dificil para começar.
Esta historia dos cartoons é estupida e ressalta á vista que foi uma situação criada para armar confusão.
Agora a quem interessa que os arabes moderados se revoltem contra os europeus?
Quanto á historia das cruzes, acho bem serem retiradas das escolas, tal como os feriados catolicos serem abolidos, pois acho incrivel como algumas pessoas se sentem ofendidas por verem cruzes nas escolas , mas para curtirem os feriados catolicos esqueçem a religião.

Anonymous said...

"(...)pois acho incrivel como algumas pessoas se sentem ofendidas por verem cruzes nas escolas , mas para curtirem os feriados catolicos esqueçem a religião." Muito bem observado sim senhor!

Anonymous said...

muito bem.AH GANDA DANIEL!!!! força ai Corisko!!! gramei imenso... aprendeste bem de mim que sou manso e humilde! hihih... cumprimentos da Sonia e da TEresa... força...
Nuno Paulo