Thursday, October 14

Reflectindo: Quinta-feira da Semana XXVIII do tempo Comum

Esta passagem da Epístola aos Efésios é um verdadeiro hino, que já existia antes como carta circular dirigida às igrejas da Ásia e que o autor nela introduziu. Este hino celebra o mistério, o plano de Deus sobre toda a criação, que é o de reconduzir todo o Universo à unidade, tendo Cristo como Cabeça. O autor propõe a visão da história, humana e cósmica como história de salvação, como realização de um grandioso projecto de amor do Pai, realizado no Filho Jesus. Por ele, todos os homens, e toda a criação, são redimidos.
Irrompe um hino de louvor e bênção a Deus Pai que nos deu abundantemente todos os bens e contempla a bondade de Deus que quis tornar as criaturas participantes da sua vida divina cantando sua misericórdia que, não se deixando vencer pelo pecado, restabeleceu o homem na condição de filho, graças ao sangue de Cristo redentor.
Os mais responsáveis pelo ensino da lei tinham-se deixado endurecer e impediam até os outros de atingirem o conhecimento profundo e autêntico das Escrituras. Jesus tem contra eles estas severas admoestações e ensina-nos que não podemos reduzir a Palavra de Deus a uma série de preceitos morais, mas que devemos ver neles a revelação dos desígnios de Deus sobre os homens, revelação que nos ensina a entender a vida como Deus a entende e a vivê-la em resposta ao seu plano de amor por nós que nos foi trazida por Jesus Cristo.
O chamamento à salvação é para os homens de todos os tempos, para cada um de nós que fomos baptizados: Sim, eu digo-vos que serão pedidas contas a esta geração. Procuremos empregar todos os meios para nos santificarmos: os sacramentos, a oração, o sacrifício, o trabalho a e vida familiar em união com Deus.

No comments: