Sunday, March 13

Domingo I da Quaresma

Leituras e Reflexão (Portal dos Dehonianos)

Jesus tinha acabado de ser baptizado, recebido o Espírito e foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo demónio. Jesus passa 40 dias aí tal como os 40 anos que o povo judeu passou em caminhada pelo deserto. Este é um lugar privilegiado da experiência do encontro com Deus, da Sua descoberta na própria vida mas é também lugar onde tiveram muitas vezes a tentação de abandonar Deus e quebrar a aliança e os mandamentos.
Este encontro e diálogo assente em citações bíblicas entre Jesus e o diabo é novamente uma catequese e não um relato jornalístico e científico, que nos quer ensinar como podemos ser fiéis ao Senhor e pô-Lo no centro da nossa vida, apesar das dificuldades e dos obstáculos da nossa vida humana.
As 3 tentações resumem as tentações do ser humano: querer viver sem Deus, viver apenas com as capacidades humanas, científicas, filosóficas de uma forma egoísta e orgulhosa sempre a leste das propostas de Deus. Para Jesus, devemos viver em comunhão com Deus, escutando a Sua voz e ensinamentos, realizando a Sua vontade e a missão que Ele tem para nós cumprindo assim os seus projectos.

No comments: