Friday, November 18

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

Já no século XII se celebrava na basílica vaticana de S. Pedro e na de S. paulo na Via Ostiense o aniversário das respectivas dedicações, feitas pelos papas Silvestre e Sirício, no século IV. Esta comemoração estendeu-se posteriormente a todas as igrejas de rito romano, neste dia veneram-se os dois principais Apóstolos de Cristo.
Como ouvimos no Evangelho, há tempestades que se abatem sobre o barco, que representa a Igreja: A igreja avança na sua peregrinação por entre as perseguições do mundo e das consolações de Deus (CIC, 769). S. Pedro e seus sucessores terão que apoiar-se sempre em Deus para vencer as tempestades. Depois, a expansão da Igreja, que há-de seguir o exemplo de S. Paulo: Pregava o reino de Deus, com todo o desassombro e sem impedimento.

Devemos certamente alegrar-nos na comemoração de todos os Santos, que são para nós um dom de Deus, protecção da nossa fraqueza, exemplo de paciência e confirmação da nossa fé. Mas ao celebrarmos a memória dos apóstolos São Pedro e São Paulo, com razão nos devemos gloriar mais jubilosamente, pois a graça de Deus os elevou tão alto entre todos os membros da Igreja que os constituiu como a luz dos dois olhos no corpo de que Cristo é a cabeça.
Nos seus méritos e virtudes, que superam toda a eloquência humana, nada devemos considerar diferente ou distinto num e noutro, porquanto a eleição os tornou semelhantes, o trabalho parecidos e o fim da vida iguais.
Tal como nós já experimentámos e os nossos maiores demonstraram, cremos e confiamos que no meio de todas as dificuldades desta vida seremos sempre ajudados pela oração dos nossos principais protectores para obter a misericórdia de Deus. Deste modo, se os nossos pecados nos abatem, elevam-nos os méritos dos Apóstolos.
(São Leão Magno)

No comments: