Thursday, November 17

Quinta-feira da Semana XXXIII do Tempo Comum


A revolta dos judeus contra os governantes estrangeiros pagãos, que tentavam obrigá-los a renunciar à sua fé, começa com a resistência de Matatias. É ele outro magnífico exemplo de fidelidade à lei de Deus. Matatias, o pai dos irmãos Macabeus, levanta o grito de revolta contra esses perseguidores do seu povo e assim dá novo vigor aos seus compatriotas, despertando neles o zelo e o amor pela Lei do Senhor. Só gente de fé consegue despertar a fé.
Um judeu intimidado aproxima-se do altar para sacrificar aos ídolos, e Matatias mata-o imediatamente, fazendo o mesmo aos emissários de Antíoco. Acaba por destruir o altar. Depois pronuncia um verdadeiro grito de guerra: Aquele que sentir zelo pela lei e permanecer fiel à aliança, venha e siga-me. E foge com os seus homens para organizar a resistência nas montanhas.
Na modesta cidade de Modin muitos estavam para apostatar. O exemplo de Matatias arrasta esses muitos a manterem-se fiéis à Aliança. Se formos fiéis, com o nosso testemunho, atrairemos muitas bênçãos de Deus para a nossa cidade.
No Evangelho, depois de ter sido aclamado pelo povo aquando da sua entrada triunfal em Jerusalém, Jesus chora sobre a cidade, que, apesar de O ter aclamado, não entendia a sua mensagem de paz! A cidade que Lhe abriu as portas para o triunfo do dia dos Ramos não teve fé para Lhe abrir o coração! Jerusalém não soube acolher a visita de misericórdia que lhe era feita em Jesus. Sofrerá então a visita de punição, com as terríveis consequências, que, apesar de serem sempre graças, serão sentidas como desgraças. O choro de Jesus revela-nos a sua humanidade autêntica e a sua total participação no drama de uma humanidade que resiste a entrar no projecto salvífico de Deus. Jesus salva-nos com o seu poder divino mas também com a sua fragilidade humana.
A paz é o dom messiânico por excelência. Jesus veio proclamá-la e oferecê-la a todos. Mas é preciso acolhê-la para caminhar com Jesus até ao termo do seu itinerário. O tempo de que fala Jesus é o tempo providencial em que Deus visita o seu povo para o libertar e introduzir no Reino.

No comments: