Monday, December 5

Segunda-feira da Semana II do Advento


Os tempos do Messias são anunciados pelo profeta como um novo paraíso. O profeta, que é, ao mesmo tempo, um poeta, anuncia, por meio de imagens cheias de optimismo e beleza, a transformação feliz de todas as coisas: o deserto será jardim, o que é fraco será revestido de força, o que é árido tornar-se-á viçoso. São imagens que, já desde longa data, anunciavam a renovação trazida ao mundo pelo Filho de Deus; agora exprimem o júbilo e a alegria da Igreja nesta expectativa da vinda do Senhor, que ela celebra no Advento. Isaías oferece-nos hoje um verdadeiro hino à alegria pela renovação do cosmos e, sobretudo, do próprio homem. Essa renovação é obra de Deus criador e salvador. A alegria contrasta com a aridez do deserto e da estepe. É o contraste entre uma alegria que vem de Deus, que atravessa e vivifica toda a existência, e o sofrimento e a aflição que pesaram sobre o povo durante o exílio.
A leitura do Evangelho vem mostrar que as promessas do profeta se cumpriram em Jesus. O enfermo, jazendo no catre, é imagem de toda a humanidade entregue a si mesma, sem ter quem a salve. O encontro com Jesus foi para o enfermo a cura da doença, o perdão dos pecados, a fonte da alegria. E quem o presenciou soube reconhecer o dom de Deus e proclamar as suas maravilhas. Há-de ser assim a atitude de quem reconhece, no Filho de Deus que vem, o seu Salvador. É a fé daqueles maqueiros que permite a Jesus falar como fala. Só quem tem fé é capaz de compreender que o maior problema do homem é o pecado, raiz de todos os males que o afligem.
Com a vinda do Messias realizar-se-ão acontecimentos extraordinários. E Jesus cura um paralítico e perdoa-lhe os pecados. Aproximemo-nos do Senhor para que Ele perdoe os nossos pecados, abeirando-nos do sacramento da Penitência, e ajudemos outros a fazerem o mesmo. E também para que Ele cure as nossas paralisias: o afastamento dos Sacramentos e da vida de oração, a pouca ajuda na vida familiar e no local de trabalho, o receio de falar de Deus e dos seus ensinamentos aos outros, etc.

No comments: