Friday, May 16

Sexta-feira da Semana IV da Páscoa


Leitura dos Actos dos Apóstolos (Actos 13, 26-33)
Naqueles dias, disse Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia: «Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que temeis a Deus, a nós foi dirigida esta palavra da salvação. Na verdade, os habitantes de Jerusalém e os seus chefes não quiseram reconhecer Jesus, mas, condenando-O, cumpriram as palavras dos Profetas que se lêem cada sábado. Embora não tivessem encontrado nada que merecesse a morte, pediram a Pilatos que O mandasse matar. Cumprindo tudo o que estava escrito acerca d’Ele, desceram-no da cruz e depuseram-n’O no sepulcro. Mas Deus ressuscitou-O dos mortos e Ele apareceu durante muitos dias àqueles que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalém e são agora suas testemunhas diante do povo. Nós vos anunciamos a boa nova de que a promessa feita a nossos pais, Deus a cumpriu para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no salmo segundo: ‘Tu és meu Filho, Eu hoje Te gerei’».

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 1-6)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?» Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim».


A Boa Nova apresenta hoje uma grande novidade: vamos ter uma morada no Céu. São Paulo refere que esta mensagem de salvação está apoiada na morte e ressurreição de Cristo. Só com as nossas forças não conseguiríamos chegar à casa do Pai, à vida eterna em Deus. Cristo é para nós um sinal de esperança: Ninguém vai ao Pai senão por mim. E conduz-nos até ao Pai porque Ele é Caminho, Verdade e Vida. A Porta do Céu facilitará a entrada nesta morada celestial. Apresenta-se como Caminho, Verdade e Vida. Caminho: é o exemplo do que devemos fazer; Verdade: é o que encontramos nos seus ensinamentos; Vida: a vida sobrenatural.

No comments: